A EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA DE PAULO FREIRE, UMA PEDAGOGIA DO SUJEITO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.43774Palavras-chave:
Paulo Freire, Educação Problematizadora, Educação Popular, Sujeito SocialResumo
O artigo apresenta os resultados de uma investigação bibliográfica sobre o pensamento de Paulo Freire, considerando a tese de que o mesmo tem o sujeito social como horizonte formativo. Visa identificar e evidenciar, a partir dos escritos freireanos, um conceito de sujeito social afinado com os princípios políticos e pedagógicos da educação popular. A análise bibliográfica abarcou a totalidade dos livros de Freire, dedicando maior atenção às obras: Pedagogia do Oprimido, Conscientização, Pedagogia: Diálogo e Conflito, Política e Educação, Pedagogia da Esperança e Pedagogia da Indignação. Aprofundando o estudo de categorias centrais como conscientização e diálogo, foi possível identificar e caracterizar um conceito de sujeito social na pedagogia freireana, configurando um horizonte formativo em consonância com os fundamentos e ideais da educação popular.
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