EXPECTATIVAS DE JOVENS CAMPONESES NA UNIVERSIDADE: OS DESAFIOS DE UMA FORMAÇÃO EM NÍVEL SUPERIOR

Autores

  • Maria Amália de Almeida Cunha Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15040

Resumo

Este trabalho procura analisar como os jovens oriundos do meio rural vivenciam o ingresso em uma Universidade Publica, a partir de uma experiencia pioneira implantada na Universidade Federal de Minas Gerais, desdobramento do Plano de Expansao e Reestruturacao das Universidades Publicas Federais, por meio da oferta de um curso regular de licenciatura em educacao no campo. Pode-se dizer que esses jovens conseguiram superar as dificuldades impostas a suas condicoes: a de jovens pobres, egressos do mundo rural. Se as politicas chamadas afirmativas tiveram um peso decisivo nessa “translacao global das distancias” (Bourdieu, 1998), resta observar como essa experiencia tem sido vivenciada e quais os mecanismos que poderao ser colocados em pratica a servico desses sujeitos para garantir sua permanencia em espacos antes bem demarcados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-09-23

Como Citar

CUNHA, M. A. de A. EXPECTATIVAS DE JOVENS CAMPONESES NA UNIVERSIDADE: OS DESAFIOS DE UMA FORMAÇÃO EM NÍVEL SUPERIOR. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 1, p. 263–284, 2011. DOI: 10.5216/ia.v36i1.15040. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/15040. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos vencedores do Concurso Anped/Secad (Edital n. 01/2010)