OS EXCLUÍDOS DO INTERIOR: O QUE JOVENS DE UMA TURMA DE REGIME DE PROGRESSÃO PARCIAL FAZEM PENSAR SOBRE A ESCOLA DE PERIFERIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.75441

Palavras-chave:

Escola em Contexto Amazônico; Políticas de Correção de Fluxo; Exclusão Branda. A Miséria do Mundo; Pierre Bourdieu.

Resumo

Neste trabalho, discute-se elementos trazidos de entrevistas com estudantes de uma turma de Regime de Progressão Parcial, moradores de um bairro considerado de risco na zona leste de Porto Velho, Rondônia, sobre a escola e o bairro onde estudam. A intenção foi reconhecer, nos enunciados produzidos pelos estudantes, certa materialidade da exclusão abordada pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu no texto em colaboração com Patrick Champagne intitulado “Os Excluídos do Interior”. O estudo oportunizou identificar o Regime de Progressão Parcial como uma das ramificações produzidas para a escolarização contemporânea dedicada à correção de fluxo de estudantes com distorção idade-série. Nossos resultados demonstram a regularidade do perfil dos estudantes atendidos e a dificuldade deles deixar a condição de público-alvo. Sendo a miséria um fenômeno social nos/dos dias de hoje, articulado cotidianamente no interior das relações, a leitura compreensiva de Bourdieu ensejou verificar que o Regime de Progressão Parcial se torna um dispositivo de exclusão branda porque mantém os estudantes atendidos no interior dos percursos escolares, mas sem que superem as condições de público-alvo.

PALAVRAS-CHAVE: Escola em Contexto Amazônico; Políticas de Correção de Fluxo; Exclusão Branda. A Miséria do Mundo; Pierre Bourdieu.

 

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Biografia do Autor

Cláudia Regina Mota dos Santos, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Porto Velho, Rondônia, Brasil, profclaudia33@gmail.com

Graduada em Letras e Mestre em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Porto Velho. Professora de Língua Portuguesa em escola de educação básica da rede pública estadual de Rondônia. Grupo de Pesquisa em Educação Escolar em Contexto Amazônico.

Marcia Machado de Lima, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Porto Velho, Rondônia, Brasil, marcia.lima@unir.br

Doutora em Letras e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus Marília. Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Amazonas. Docente do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Profissional da Universidade Federal de Rondônia. Pesquisadora FAPERO coordena estudos sobre contexto escolar amazônico pós-pandemia (PAP – Universal/FAPERO – Áreas Prioritárias). Líder do Grupo de Pesquisa Educação Escolar em Contexto Amazônico.

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Publicado

2023-08-29

Como Citar

SANTOS, C. R. M. dos; LIMA, M. M. de. OS EXCLUÍDOS DO INTERIOR: O QUE JOVENS DE UMA TURMA DE REGIME DE PROGRESSÃO PARCIAL FAZEM PENSAR SOBRE A ESCOLA DE PERIFERIA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 2, p. 378–397, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i2.75441. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/75441. Acesso em: 11 maio. 2024.