OS EXCLUÍDOS DO INTERIOR: O QUE JOVENS DE UMA TURMA DE REGIME DE PROGRESSÃO PARCIAL FAZEM PENSAR SOBRE A ESCOLA DE PERIFERIA
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.75441Mots-clés :
Escola em Contexto Amazônico; Políticas de Correção de Fluxo; Exclusão Branda. A Miséria do Mundo; Pierre Bourdieu.Résumé
Neste trabalho, discute-se elementos trazidos de entrevistas com estudantes de uma turma de Regime de Progressão Parcial, moradores de um bairro considerado de risco na zona leste de Porto Velho, Rondônia, sobre a escola e o bairro onde estudam. A intenção foi reconhecer, nos enunciados produzidos pelos estudantes, certa materialidade da exclusão abordada pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu no texto em colaboração com Patrick Champagne intitulado “Os Excluídos do Interior”. O estudo oportunizou identificar o Regime de Progressão Parcial como uma das ramificações produzidas para a escolarização contemporânea dedicada à correção de fluxo de estudantes com distorção idade-série. Nossos resultados demonstram a regularidade do perfil dos estudantes atendidos e a dificuldade deles deixar a condição de público-alvo. Sendo a miséria um fenômeno social nos/dos dias de hoje, articulado cotidianamente no interior das relações, a leitura compreensiva de Bourdieu ensejou verificar que o Regime de Progressão Parcial se torna um dispositivo de exclusão branda porque mantém os estudantes atendidos no interior dos percursos escolares, mas sem que superem as condições de público-alvo.
PALAVRAS-CHAVE: Escola em Contexto Amazônico; Políticas de Correção de Fluxo; Exclusão Branda. A Miséria do Mundo; Pierre Bourdieu.
Téléchargements
Références
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
BOURDIEU, Pierre. A Escola Conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.
BOURDIEU, Pierre. A Miséria do Mundo. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
BOURDEIU, Pierre Bourdieu; CHAMPAGNE, Patrick. Os Excluídos do Interior. In: BOURDIEU, Pierre. A Miséria do Mundo. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Prefácio. In: FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Teoria e Prática de Educação Popular. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
FERRAZ, Hélder; NEVES; Tiago; NATA, Gil. A emergência e evolução da educação compensatória na teoria e na prática: fragilidades e possibilidades. Educação, Sociedade e Cultura, n. 52, Porto, 2018, p. 83-103. Disponível em https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=en/publication/journal-educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas/edition/journal-educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas-52. Acesso em 18 Fev. 22.
LIMA, Marcia Machado de Lima. A Educação na Perspectiva Crítica e Dialética de Pierre Bourdieu. 100 f. dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Marília, 2000.
MESTRE, Simone; LEITE, Taís; ASSIS, Márcia, M. “Olha, é de menor”: a mídia na construção e difusão de estigmas sociais em torno dos adolescentes em conflito com a lei e suas famílias em Porto Velho-RO. ARACÊ – Direitos Humanos em Revista, n. 1, p. 127-144, 2014.
NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio. Uma Sociologia da Produção do Mundo Cultural e Escolar. In: BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.
NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Adriano. Pierre Bourdieu e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
RONDÔNIA. Portaria nº 52, de 25 de fevereiro de 2003. Porto Velho: Secretaria Estadual de Educação, 2003. Disponível em: http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/PORTGABSEDUC0052_2003.pdf. Acesso em: 01 Dez. 2019.
RONDÔNIA. Portaria nº 940, de 06 de março de 2018. Porto Velho: Secretaria Estadual de Educação, 2018. Disponível em: https://diario.seduc.ro.gov.br/manual/arquivos/Portaria_n_940_2018.pdf. Acesso em: 10 Dez. 2019.
SOUZA, Reginaldo Martins da Silva de. Vulnerabilidade socioambiental na cidade de Porto Velho/RO: uma análise da estruturação de lugares interurbanos e a formação de áreas de risco. 2019. 179 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Porto Velho, 2019.
UNICEF. Enfrentamento da cultura do Fracasso Escolar: reprovação, abandono e distorção idade-série. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/12566/file/enfrentamento-da-cultura-do-fracasso- escolar.pdf. Acesso em 10 Fev. 2021.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.