A "MISÉRIA DE POSIÇÃO" DE PROFESSORAS DIANTE DA "MISÉRIA DE CONDIÇÃO" DE ESTUDANTES: TRAJETÓRIAS DE TRABALHO EM UM CAMPO PROFISSIONAL PRECARIZADO

Autores

  • Russel Teresinha Dutra da Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, russel.rosa@ufrgs.br https://orcid.org/0000-0001-5017-0460
  • Célia Elizabete Caregnato Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, celia.caregnato@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-9326-590X
  • Renato Shimedz Terra Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, renatoterra83@gmail.com https://orcid.org/0009-0003-2446-378X

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.75992

Palavras-chave:

Trajetórias de Professoras; Disposições; Trabalho Temporário; Miséria de Posição.

Resumo

Analisamos trajetórias de professoras desde uma perspectiva bourdieusiana, compreendendo a pequena miséria de posição e como experimentam a condição profissional. O objetivo é analisar percursos profissionais de duas egressas de curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do sul do país, a fim de identificar variáveis de contexto, disposições e competências. O método de reconstrução sociológica de trajetórias tem por base a entrevista compreensiva. A análise mostra que a atuação ocorre de modo singular a partir de inclinações para a gestão e para a reciprocidade em relações pedagógicas. As condições de trabalho são precarizadas e as professoras são responsabilizadas pela sua formação continuada frente a dinâmicas de um campo encarregado pela inclusão de estudantes que vivem a grande miséria de condição.

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Biografia do Autor

Russel Teresinha Dutra da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, russel.rosa@ufrgs.br

Docente associada no Departamento de Ensino e Currículo e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS).

Célia Elizabete Caregnato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, celia.caregnato@gmail.com

Docente associada no Departamento de Currículo e Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). É uma das coordenadoras do Grupo de Pesquisa em Socialização, Estratificação e Trajetórias Juvenis e Educacionais (GESET/CNPq) e é pesquisadora produtividade do CNPq.

Renato Shimedz Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, renatoterra83@gmail.com

Curso de Ciências Sociais, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio grande do Sul.

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Publicado

2023-08-29

Como Citar

ROSA, R. T. D. da; CAREGNATO, C. E.; TERRA, R. S. A "MISÉRIA DE POSIÇÃO" DE PROFESSORAS DIANTE DA "MISÉRIA DE CONDIÇÃO" DE ESTUDANTES: TRAJETÓRIAS DE TRABALHO EM UM CAMPO PROFISSIONAL PRECARIZADO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 2, p. 413–429, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i2.75992. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/75992. Acesso em: 11 jul. 2024.