A "MISÉRIA DE POSIÇÃO" DE PROFESSORAS DIANTE DA "MISÉRIA DE CONDIÇÃO" DE ESTUDANTES: TRAJETÓRIAS DE TRABALHO EM UM CAMPO PROFISSIONAL PRECARIZADO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.75992Palavras-chave:
Trajetórias de Professoras; Disposições; Trabalho Temporário; Miséria de Posição.Resumo
Analisamos trajetórias de professoras desde uma perspectiva bourdieusiana, compreendendo a pequena miséria de posição e como experimentam a condição profissional. O objetivo é analisar percursos profissionais de duas egressas de curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do sul do país, a fim de identificar variáveis de contexto, disposições e competências. O método de reconstrução sociológica de trajetórias tem por base a entrevista compreensiva. A análise mostra que a atuação ocorre de modo singular a partir de inclinações para a gestão e para a reciprocidade em relações pedagógicas. As condições de trabalho são precarizadas e as professoras são responsabilizadas pela sua formação continuada frente a dinâmicas de um campo encarregado pela inclusão de estudantes que vivem a grande miséria de condição.
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