TRABALHO, EDUCAÇÃO E MOVIMENTO SOCIAL: ANÁLISE SOBRE O SABER E A ATUAÇÃO POLÍTICA DOS PESCADORES AFILIADOS À COLÔNIA DE PESCADORES ARTESANAIS Z-16 DE CAMETÁ-PA

Autores

  • Egidio Martins Campus Universitário do Tocantins (UFPA/Cametá) http://orcid.org/0000-0002-1903-3908
  • Doriedson do Socorro Rodrigues Campus Universitário do Tocantins (UFPA/Cametá)
  • Adenil Alves Rodrigues Campus Universitário do Tocantins (UFPA/Cametá)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.46034

Palavras-chave:

Saberes do Pescador. Trabalho e Educação. Colônia de Pescadores Z-16. Movimento Social.

Resumo

Trabalho, Educação e Saberes dos pescadores da Colônia Z-16 de Cametá-Pa é produto de uma pesquisa que problematiza os saberes dos pescadores da Colônia Z-16 produzidos a partir do trabalho desses trabalhadores, buscando compreender como vem se dando a contribuição desses saberes quanto a fortalecê-los como sujeitos, assegurando a sobrevivência, ou negando o seu próprio trabalho. Na metodologia pautou-se na abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo como referência o materialismo histórico-dialético. Os pescadores desenvolvem seus saberes a partir do seu trabalho. A atuação política dos pescadores contribui para desenvolver o saber no e para o trabalho enquanto práxis produtiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Egidio Martins, Campus Universitário do Tocantins (UFPA/Cametá)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED-UFPA) da Linha de Pesquisa em Politicas Publicas Educacionais do Instituto de Ciencias da Educação (ICED-UFPA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação-GEPTE/UFPA. Docente do Campus Universitário do Tocantins/Cametá.

Doriedson do Socorro Rodrigues, Campus Universitário do Tocantins (UFPA/Cametá)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED-UFPA) da Linha de Pesquisa em Políticas Publicas Educacionais do Instituto de Ciências da Educação (ICED-UFPA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação-GEPTE/UFPA. Coordenador do Campus Universitário do Tocantins/Cametá. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação-GEPTE/UFPA. Docente do Programa de Pós-graduação em Gestão e Currículo da Educação Básica (PPEB-UFPA/Belém) e no Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/Campus Cametá).

Adenil Alves Rodrigues, Campus Universitário do Tocantins (UFPA/Cametá)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal do Pará (PPGED-UFPA) da Linha de Pesquisa em Políticas Publicas Educacionais do Instituto de Ciências da Educação (ICED-UFPA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação-GEPTE/UFPA. Professor  Colaborador no Campus Universitário do Tocantins/Cametá.

Downloads

Publicado

2017-12-07

Como Citar

MARTINS, E.; RODRIGUES, D. do S.; RODRIGUES, A. A. TRABALHO, EDUCAÇÃO E MOVIMENTO SOCIAL: ANÁLISE SOBRE O SABER E A ATUAÇÃO POLÍTICA DOS PESCADORES AFILIADOS À COLÔNIA DE PESCADORES ARTESANAIS Z-16 DE CAMETÁ-PA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 2, p. 358–376, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i2.46034. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/46034. Acesso em: 8 maio. 2024.