A ESCUTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE E LORIS MALAGUZZI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.75007

Palavras-chave:

Escuta; Infância; Diálogo; Educação Emancipadora.

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de natureza teórica, que teve como objetivo identificar e analisar as contribuições de Paulo Freire e Loris Malaguzzi sobre a temática da escuta na Educação Infantil. Para a análise, recorreu-se à obras de Paulo Freire, em especial Pedagogia da Autonomia e Pedagogia do Oprimido, e à entrevista concedida por Loris Malaguzzi à Lella Gandini em diálogo com estudiosos(as) de sua obra. Os resultados evidenciam convergências no legado desses dois educadores em que a escuta ocupa um lugar central em suas obras e em suas vidas infantilmente educadoras. Conclui-se que a escuta está na base de suas concepções não apenas como ferramenta pedagógica mas, sobretudo, como uma postura de respeito e compromisso ético, estético e político com todos(as) os(as) envolvidos(as) no processo educacional das crianças.

PALAVRAS-CHAVE: Escuta; Infância; Diálogo; Educação Emancipadora.

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Biografia do Autor

Marta Regina Paulo da Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Paulo, Brasil, martarps@uol.com.br

Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, Diversidade e Educação – GEPIDE (PPGE/USCS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire (PPGE/USCS).

Tatiana Baptista Donato, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Paulo, Brasil, tatiana.donato@uscsonline.com.br

Pedagoga pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Bacharel em História pela USP.

Fernanda Dantas Lacerda, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Paulo, Brasil, fernanda.lacerda@uscsonline.com.br

Pedagoga pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Andréia Priscila Pinto, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Paulo, Brasil, andreia.pinto@uscsonline.com.br

Pedagoga pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Agente de Organização Escolar. 

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Publicado

2023-09-04

Como Citar

SILVA, M. R. P. da; DONATO, T. B.; LACERDA, F. D.; PINTO, A. P. A ESCUTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE E LORIS MALAGUZZI. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 2, p. 488–503, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i2.75007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/75007. Acesso em: 12 nov. 2024.