A ESCUTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE E LORIS MALAGUZZI

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.75007

Mots-clés :

Escuta; Infância; Diálogo; Educação Emancipadora.

Résumé

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de natureza teórica, que teve como objetivo identificar e analisar as contribuições de Paulo Freire e Loris Malaguzzi sobre a temática da escuta na Educação Infantil. Para a análise, recorreu-se à obras de Paulo Freire, em especial Pedagogia da Autonomia e Pedagogia do Oprimido, e à entrevista concedida por Loris Malaguzzi à Lella Gandini em diálogo com estudiosos(as) de sua obra. Os resultados evidenciam convergências no legado desses dois educadores em que a escuta ocupa um lugar central em suas obras e em suas vidas infantilmente educadoras. Conclui-se que a escuta está na base de suas concepções não apenas como ferramenta pedagógica mas, sobretudo, como uma postura de respeito e compromisso ético, estético e político com todos(as) os(as) envolvidos(as) no processo educacional das crianças.

PALAVRAS-CHAVE: Escuta; Infância; Diálogo; Educação Emancipadora.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Marta Regina Paulo da Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Paulo, Brasil, martarps@uol.com.br

Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, Diversidade e Educação – GEPIDE (PPGE/USCS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire (PPGE/USCS).

Tatiana Baptista Donato, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Paulo, Brasil, tatiana.donato@uscsonline.com.br

Pedagoga pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Bacharel em História pela USP.

Fernanda Dantas Lacerda, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Paulo, Brasil, fernanda.lacerda@uscsonline.com.br

Pedagoga pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Andréia Priscila Pinto, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Paulo, Brasil, andreia.pinto@uscsonline.com.br

Pedagoga pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Agente de Organização Escolar. 

Références

BOBBIO, A. La pedagogia di Loris Malaguzzi. Per una ‘nuova’ idea di bambino. RELADEI, Santiago de Compostela, v. 9, n. 2, p. 85-93, dez. 2020. Disponível em: https://revistas.usc.gal/index.php/reladei/article/view/7517. Acesso em: 12 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9769-diretrizescurriculares-2012&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 29 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. v. 1. Brasília: MEC, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol1.pdf. Acesso em: 29 set. 2021.

CIVAROLO, M. M. De Malaguzzi y Reggio Emilia no se vuelve siendo el mismo. RELADEI, Santiago de Compostela, v. 9, n. 2, p. 49-55, dez. 2020. Disponível em: https://revistas.usc.gal/index.php/reladei/article/view/7517. Acesso em: 17 ago. 2021.

DAHLBERG, G.; MOSS, P.; PENCE, A. Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Penso, 2019.

FOCHI, P. S. A criança é feita de cem: as linguagens em Malaguzzi. In: REDIN, M. M.; FOCHI, P. S. Infância e Educação Infantil II: linguagens. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2014. p. 06-21.

FREIRE, P. Professora Sim, Tia Não: Cartas a quem ousa ensinar. 3. ed. São Paulo: Olho d’água, 1993.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 58.ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019a.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 67.ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019b.

FREIRE, P. A Educação na Cidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Unesp, 2001.

FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. 26. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Partir da infância: diálogos sobre a educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

KOHAN, W. O. Paulo Freire e a (sua) infância educadora. In: SILVA, Marta R. P. da; MAFRA, J. F. (org.). Paulo Freire e a Educação das Crianças. São Paulo: BT Acadêmica, 2020a. p. 84-100.

KOHAN, W. O. Tempos da infância: entre um poeta, um filósofo, um educador. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 46, p. 1-16, 2020b. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/QcvjH8zScrWNTZLkshWwKCj/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.

MALAGUZZI, L. História, ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. p. 59-104.

MARAFON, D. Educando a Criança com Paulo Freire: por uma pedagogia da Educação Infantil – A Realização do Ser Mais. 2012. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2012.

OLIVEIRA, R. C. D. “Agora eu…”: um estudo de caso sobre as vozes das crianças como foco da pedagogia da infância. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

RINALDI, C. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. 7. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

RINALDI, C. La pedagogía de la escucha: La perspectiva de la escucha desde Reggio Emilia. Trad. Emy Denis González. In: Innovations in Early Education. The International Reggio Exchange. v. 8. n.4, 2001. p. 01-04. Disponível em: https://www.bama.org.ar/sitio2014/sites/default/files/_archivos/merkaz/Jomer_on_line/rh_pedagogia_escucha.pdf. Acesso em: 24 ago. 2021.

SILVA, M. R. P. da. Por uma Educação Infantil emancipatória: a vez e a voz das crianças e de suas professoras. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 58, p. 83-100, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/12370/8365#. Acesso em: 27 out. 2021.

SILVA, M. R. P. da; FASANO, E. Crianças e infâncias em Paulo Freire. In: SILVA, M. R. P. da; MAFRA, J. F. (org.). Paulo Freire e a educação das crianças. São Paulo: BT Acadêmica, 2020. p. 57-82.

SILVA, M. R. P. da. Criança, infância e cidadania: diálogos de inspiração em Paulo Freire. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 28, n. 1, p. 359-379, jan./abr. 2021a. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/10088/114116097. Acesso em: 27 set. 2021.

SILVA, M. R. P. da. Paulo Freire e as crianças: um convite à infância. Inter-Ação, Goiânia, v.46, ed. especial, p. 1009-1019, set. 2021b. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68463. Acesso em: 20 set. 2021.

ZITKOSKI, J. J. Condicionado/Determinado. In: STRECK, D. et al. (org.). Dicionário Paulo Freire. 2.ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 137-139.

Téléchargements

Publié-e

2023-09-04

Comment citer

SILVA, M. R. P. da; DONATO, T. B.; LACERDA, F. D.; PINTO, A. P. A ESCUTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE E LORIS MALAGUZZI. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 2, p. 488–503, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i2.75007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/75007. Acesso em: 22 nov. 2024.