A ESCUTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE E LORIS MALAGUZZI
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.75007Palavras-chave:
Escuta; Infância; Diálogo; Educação Emancipadora.Resumo
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de natureza teórica, que teve como objetivo identificar e analisar as contribuições de Paulo Freire e Loris Malaguzzi sobre a temática da escuta na Educação Infantil. Para a análise, recorreu-se à obras de Paulo Freire, em especial Pedagogia da Autonomia e Pedagogia do Oprimido, e à entrevista concedida por Loris Malaguzzi à Lella Gandini em diálogo com estudiosos(as) de sua obra. Os resultados evidenciam convergências no legado desses dois educadores em que a escuta ocupa um lugar central em suas obras e em suas vidas infantilmente educadoras. Conclui-se que a escuta está na base de suas concepções não apenas como ferramenta pedagógica mas, sobretudo, como uma postura de respeito e compromisso ético, estético e político com todos(as) os(as) envolvidos(as) no processo educacional das crianças.
PALAVRAS-CHAVE: Escuta; Infância; Diálogo; Educação Emancipadora.
Downloads
Referências
BOBBIO, A. La pedagogia di Loris Malaguzzi. Per una ‘nuova’ idea di bambino. RELADEI, Santiago de Compostela, v. 9, n. 2, p. 85-93, dez. 2020. Disponível em: https://revistas.usc.gal/index.php/reladei/article/view/7517. Acesso em: 12 set. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9769-diretrizescurriculares-2012&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 29 set. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. v. 1. Brasília: MEC, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol1.pdf. Acesso em: 29 set. 2021.
CIVAROLO, M. M. De Malaguzzi y Reggio Emilia no se vuelve siendo el mismo. RELADEI, Santiago de Compostela, v. 9, n. 2, p. 49-55, dez. 2020. Disponível em: https://revistas.usc.gal/index.php/reladei/article/view/7517. Acesso em: 17 ago. 2021.
DAHLBERG, G.; MOSS, P.; PENCE, A. Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Penso, 2019.
FOCHI, P. S. A criança é feita de cem: as linguagens em Malaguzzi. In: REDIN, M. M.; FOCHI, P. S. Infância e Educação Infantil II: linguagens. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2014. p. 06-21.
FREIRE, P. Professora Sim, Tia Não: Cartas a quem ousa ensinar. 3. ed. São Paulo: Olho d’água, 1993.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 58.ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019a.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 67.ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019b.
FREIRE, P. A Educação na Cidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Unesp, 2001.
FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. 26. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Partir da infância: diálogos sobre a educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
KOHAN, W. O. Paulo Freire e a (sua) infância educadora. In: SILVA, Marta R. P. da; MAFRA, J. F. (org.). Paulo Freire e a Educação das Crianças. São Paulo: BT Acadêmica, 2020a. p. 84-100.
KOHAN, W. O. Tempos da infância: entre um poeta, um filósofo, um educador. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 46, p. 1-16, 2020b. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/QcvjH8zScrWNTZLkshWwKCj/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.
MALAGUZZI, L. História, ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. p. 59-104.
MARAFON, D. Educando a Criança com Paulo Freire: por uma pedagogia da Educação Infantil – A Realização do Ser Mais. 2012. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2012.
OLIVEIRA, R. C. D. “Agora eu…”: um estudo de caso sobre as vozes das crianças como foco da pedagogia da infância. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
RINALDI, C. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. 7. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
RINALDI, C. La pedagogía de la escucha: La perspectiva de la escucha desde Reggio Emilia. Trad. Emy Denis González. In: Innovations in Early Education. The International Reggio Exchange. v. 8. n.4, 2001. p. 01-04. Disponível em: https://www.bama.org.ar/sitio2014/sites/default/files/_archivos/merkaz/Jomer_on_line/rh_pedagogia_escucha.pdf. Acesso em: 24 ago. 2021.
SILVA, M. R. P. da. Por uma Educação Infantil emancipatória: a vez e a voz das crianças e de suas professoras. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 58, p. 83-100, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/12370/8365#. Acesso em: 27 out. 2021.
SILVA, M. R. P. da; FASANO, E. Crianças e infâncias em Paulo Freire. In: SILVA, M. R. P. da; MAFRA, J. F. (org.). Paulo Freire e a educação das crianças. São Paulo: BT Acadêmica, 2020. p. 57-82.
SILVA, M. R. P. da. Criança, infância e cidadania: diálogos de inspiração em Paulo Freire. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 28, n. 1, p. 359-379, jan./abr. 2021a. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/10088/114116097. Acesso em: 27 set. 2021.
SILVA, M. R. P. da. Paulo Freire e as crianças: um convite à infância. Inter-Ação, Goiânia, v.46, ed. especial, p. 1009-1019, set. 2021b. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68463. Acesso em: 20 set. 2021.
ZITKOSKI, J. J. Condicionado/Determinado. In: STRECK, D. et al. (org.). Dicionário Paulo Freire. 2.ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 137-139.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marta Regina Paulo da Silva, Tatiana Baptista Donato, Fernanda Dantas Lacerda, Andréia Priscila Pinto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.



