INSURGÊNCIAS DO MOVIMENTO LGBT+: RELAÇÃO DO ESTADO COM OS SUJEITOS DE DIREITOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.74665

Palavras-chave:

Políticas Públicas; Movimento LGBT ; Estado; Democracia.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender os desenhos discursivos de políticas públicas conquistadas pela comunidade LGBT+ e seus impactos na relação do Estado com as/os sujeitas/os pós-período de reabertura democrática. Embasa-se em uma perspectiva metodológica qualitativa e analítica pós-crítica, que potencializa a análise da produção de efeitos das políticas na relação do Estado com os sujeitos, nos contratos sociais e nas subjetividades. Destarte, mediante uma cartografia discursiva de políticas públicas, reconhece-se a relevância da legislação na construção de uma “nova sociedade”, mas esta, enquanto letra morta, torna-se pouco eficaz. Precisaremos atacar algumas das bases culturais de um heterocistema branco e classista, que insiste em fortalecer, com “novas” roupagens, tecnologias e ferramentas institucionais, as quais reverberam em práticas de domesticação de corpos e corpas e que, por conseguinte, perpetuam o normal de gênero e de sexualidade.

PALAVRAS-CHAVE: Políticas Públicas; Movimento LGBT+; Estado; Democracia.

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Biografia do Autor

Joacir Marques da Costa, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil, costa.joacir@ufsm.br

Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Doutor em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa “Rizoma – Políticas, Currículo e Educação” /CNPq. Professor/Orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM) e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG/UFSM). Coordenador da Especialização em Estudos de Gênero (EEG/UFSM).

Carlos Edimilson Avila de Lima, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil, carlosufsm58@gmail.com

Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFSM. Possui Especialização em Gestão Educacional pela Faculdade Focus (2022). Graduando em Educação Especial (UFSM). Graduado em Filosofia-Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2022). Membro do grupo de pesquisa “Rizoma – Políticas, Currículo e Educação” /CNPq. Compõe a coordenação do Fórum de Ações e Resposta ao HIV/AIDS – Santa Maria (RS).

Rafael Lesses da Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil, lessesrafaeldasilva@gmail.com

Doutorando em Educação (PPGE/UFSM). Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2023). Especialista em Gestão Educacional no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional / PPPG (UFSM/2021). Especialista em Arte pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL/2021). Possui graduação em Artes Visuais - Licenciatura Plena em Desenho e Plástica pela UFSM. Técnico em Design Gráfico pela Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM/2011). Integrante no grupo de pesquisa: “RIZOMA – Políticas, Currículo e Educação”/CNPq. Atualmente é professor na Rede Estadual de Educação de Ensino do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2023-09-04

Como Citar

COSTA, J. M. da; LIMA, C. E. A. de; SILVA, R. L. da. INSURGÊNCIAS DO MOVIMENTO LGBT+: RELAÇÃO DO ESTADO COM OS SUJEITOS DE DIREITOS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 2, p. 472–487, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i2.74665. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/74665. Acesso em: 21 dez. 2024.