CONJECTURAS TECNOLÓGICAS E FORMATIVAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.74994

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional; Políticas Públicas; Gestão; Formação de Professores.

Resumo

O apelo das políticas públicas para ampliar a educação mediada por tecnologias na Educação Básica e Ensino Superior é cada vez maior. O propósito é problematizar concepções, discursos e sentidos de tecnologia e formação tecnológica expressas na legislação vigente. A análise de conteúdo da textualidade dos documentos com apoio no software webQDA indica paralelismo na ênfase em competências e capacitação técnica direcionadas pelo caráter administrativo da gestão pública centrada na distribuição de equipamentos e ampliação de acesso à internet. Assim, essas conjecturas ingênuas deformam e engessam a performance docente diante do potencial de inovação científico-tecnológica com viés crítico e emancipatório para o bem-estar e benefício social.

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Biografia do Autor

Elena Maria Mallmann, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, elena.mallmann@ufsm.br

Licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação, Pós-doutorado pela Universidade Aberta de Portugal, Professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no Departamento de Administração Escolar, orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

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Publicado

2023-09-04

Como Citar

MALLMANN, E. M. CONJECTURAS TECNOLÓGICAS E FORMATIVAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 2, p. 562–582, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i2.74994. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/74994. Acesso em: 16 nov. 2024.