PERFORMANCE DOCENTE NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Elena Maria Mallmann Universidade Federal de Santa Maria
  • Araci Hack Catapan Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v35i2.13128

Palavras-chave:

Educação a distância, Mediação pedagógica

Resumo

O objetivo é explicitar especificidades da performance docente na mediação pedagógica em educação a distância. A revisão bibliográfica a respeito das proposições de Bruno Latour permite conceituar mediação pedagógica a partir da discussão sobre princípios epistemológicos na teoria da rede de mediadores. Como resultados de pesquisa-ação tematizada pela performance docente no processo de elaboração de materiais didáticos são apresentados exemplares de recursos educacionais (materiais didáticos) e atividades no Moodle. Destaca-se que mediação pedagógica em educação a distância requer performance docente amparada em princípios basilares (competência, desejo e autonomia) que dimensionam a produção docente (autoria e coautoria) como dimensões didática, científica, política e ética do processo ensino-aprendizagem.

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Publicado

2011-02-06

Como Citar

MALLMANN, E. M.; CATAPAN, A. H. PERFORMANCE DOCENTE NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 35, n. 2, p. 359–372, 2011. DOI: 10.5216/ia.v35i2.13128. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/13128. Acesso em: 3 maio. 2024.