A EXPERIÊNCIA DE OCUPAR E AS PRÁTICAS FORMATIVAS: OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS EM MINAS GERAIS EM 2016

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.63727

Abstract

The article aims to understand the dynamics of student occupations in Minas Gerais (MG) in 2016 and to analyze the formative practices experienced by the occupiers, based on bibliographic review and semi-structured interviews. Based on the legacy of the reflection on the educational character of social movements, in comparison with Ranciére's notion of political subjectivation, we conclude that movement in MG, in its political dynamics, marked the occupiers in a contradictory way, but highlighting training practices that renew the educational tradition of progressive social movements.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luis Antonio Groppo, Universidade Federal de Alfenas(UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil, luis.groppo@gmail.com

Pesquisador do CNPq, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Desde 2013, é professor do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alfenas/MG (Unifal). Foi docente do Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), entre 1998 e 2013. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação e Sociologia da Juventude, assim como na área de História dos movimentos estudantis. Atua principalmente nos seguintes temas: juventude, movimento estudantil, sociologia da educação, educação não formal, educação sociocomunitária, práticas socioeducativas etc.

Mara Aline Oliveira, Universidade Federal de Alfenas(UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil, maraadvsindute@gmail.com

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012). Especialista em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2017). Atualmente é advogada responsável pelo departamento jurídico da região Sul de Minas Gerais do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Douglas Franco Bortone, Universidade Federal de Alfenas(UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil, douglas.bortone@gmail.com

Graduado em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Juliana Pereira, Universidade Federal de Alfenas(UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil, juh.alfenas@gmail.com

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Priscilla Nayara de Morais, Universidade Federal de Alfenas(UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil, pri.nayaramorais@hotmail.com

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Andreia da Silva, Universidade Federal de Alfenas(UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil, andreiasilva3782@gmail.com

Graduanda em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Published

2021-02-18

How to Cite

GROPPO, L. A.; OLIVEIRA, M. A.; FRANCO BORTONE, D.; PEREIRA, J.; MORAIS, P. N. de .; SILVA, A. da. A EXPERIÊNCIA DE OCUPAR E AS PRÁTICAS FORMATIVAS: OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS EM MINAS GERAIS EM 2016. Journal Inter-Ação, Goiânia, v. 45, n. 3, p. 1030–1047, 2021. DOI: 10.5216/ia.v45i3.63727. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/63727. Acesso em: 23 nov. 2024.