A PESQUISA COMO ARTICULADORA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.63980

Resumo

Este estudo investigou as contribuições de uma proposta de formação continuada tendo a pesquisa como articuladora do processo de ensino-aprendizagem. O percurso metodológico esteve orientado pela pesquisa-ação e perpassou um processo formativo, desenvolvido com 25 professores de uma escola da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. As observações evidenciaram a pesquisa pedagógica como uma alternativa promissora para melhoria do processo de ensino-aprendizagem, pois possibilitou um espaço significativo de interlocução entre os participantes e para a identificação das necessidades e interesses da comunidade escolar. Os processos empregados promoveram espaço e tempo para formação dos docentes dentro da instituição de ensino e corroboraram as potencialidades do trabalho colaborativo escola-universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Mendonça Menezes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, karlam.ef@gmail.com

Licenciada e Bacharel em Educação Física, Especialista em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde e Mestra em Educação Física, todos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é aluna de Doutorado no PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - UFSM e instrutora de esporte e lazer no Serviço Social do Transporte (SEST SENAT).

Carolina Braz Carlan Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, carolina_carlan@hotmail.com

Licenciada em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil, especialista em Treinamento, Musculação e Atividade Física na Faculdade Ingá (UNINGÁ - SM), mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na Universidade Federal de Santa Maria.

Vanessa Candito, Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil, vanecandito@gmail.com

Graduada em Ciências Biológicas. Mestranda no PPG em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Especialização Lato Sensu em Ciências Ambientais pela URI - de Frederico Westphalen, e Especialização Lato Sensu em Educação Ambiental, pela UFSM/RS.

Félix Alexandre Antunes Soares, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, felix@ufsm.br

Doutor em Ciências Biológicas. Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e qualidade de vida. Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria. Docente do PPG em Educação em Ciências: Química da vida e Saúde (UFSM). Membro da Sociedade Brasileira de Bioquímica. Membro associado da Academia Brasileira de Ciências.

Downloads

Publicado

2021-01-11

Como Citar

MENEZES, K. M. .; RODRIGUES, C. B. C.; CANDITO, V. .; SOARES, F. A. A. A PESQUISA COMO ARTICULADORA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 45, n. 3, p. 856–873, 2021. DOI: 10.5216/ia.v45i3.63980. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/63980. Acesso em: 29 mar. 2024.