MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO PARA A (RE)ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.41860Palavras-chave:
educação matemática, psicologia histórico-cultural, formação de professores, educação infantilResumo
O texto apresenta uma pesquisa que investigou as contribuições do conceito de Atividade Orientadora de Ensino como desencadeador da mudança de prática docente na Educação Infantil, na organização do ensino de noções matemáticas. O referencial teórico é a psicologia Histórico-Cultural, a Teoria da Atividade e o conceito de Atividade Orientadora de Ensino. Partindo de um contexto escolar no qual as professoras desenvolviam atividades matemáticas pautadas apenas em situações cotidianas e repetidas, desenvolvemos um experimento didático para acompanhar o movimento de aprendizagem docente. Os resultados indicam a potencialidade do conceito de Atividade Orientadora de Ensino como propiciador de mudança da prática docente a partir de nova organização do ensino da matemática na Educação Infantil.
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