A FORMAÇÃO DO PROFESSOR A PARTIR DA HISTÓRIA, DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO TECNOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76591Resumo
O presente artigo chama a atenção para uma perspectiva de mudanças na formação do professor, tendo na história, na ciência e na tecnologia uma possibilidade para pensar o Ensino Tecnológico partir de Gonçalves e Azevedo (2017), Bazzo (2018), Bazzo e Souza (2022), Harari (2018) e Braudel (1965). Assim, visa-se discutir como a formação do professor em Ensino Tecnológico pode se contrapor ao ensino passivo, fragmentado e unidirecional, tendo na tecnologia uma aliada na condução de aprendizagens significativas. O percurso metodológico baseou-se em uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Os resultados nos revelam que a formação do professor dentro do contexto de Ensino Tecnológico constitui um caminho para se pensar um sujeito crítico, reflexivo, autônomo, contrapondo-se ao ensino que prioriza a técnica e o treinamento.
PALAVRAS-CHAVE: História da Ciência; Ensino Tecnológico; Formação do Professor; Tecnologias.
Downloads
Referências
ALI, Hamisu Alhaji et al. Assessment of information technology on organizational performance of Nigeria Bottling Company (NBC) Plc Maiduguri plant. Fane-Fane International Multi-Disciplinary Journal, Yobe-Nigeria, v. 5, n. II, p. 17-17, 2021. Link: https://fanefanejournal.com/FFI/article/view/367. Acesso: 20 abr. 2023.
BARROS, Marcus Marcelo Silva; GONZAGA, Amarildo Menezes. Empreendedorismo Educacional: Caminhos, desafios e proposições para formação de professores no Ensino Tecnológico. In: SOUZA, Ana Cláudio Ribeiro de et al. (org.). Formação de professores e estratégias de ensino: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Appris, 2018.
BAZZO, Walter Antonio; SOUZA, Ana Cláudia Ribeiro de. Cruzando os caminhos da Educação Tecnológica com a equação civilizatória. Educitec – Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v.8, e198122, 2022. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/download/1981/857/10134. Acesso em: 26 abr. 2023.
BAZZO, Walter Antonio. Quase três décadas de CTs no Brasil: Sobre avanços, desconfortos e provocações. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia (ISSN: 1982-873X), Curitiba, v. 11, n.2, p. 260-278, 2018. Link: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8427. Acesso: 26 abr. 2023.
BRAUDEL, Fernand. História e Ciências sociais: a longa duração. Revista de História. [S. l.], v. 30, n. 62, p. 261-294, 1965. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.1965.123422. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/123422. Acesso em: 28 abr. 2023
CHALMERS, Alan Francis. O que é ciência afinal? Trad. de Raul Fiker. São Paulo, Brasiliense, 1993.
ELIAS, Nobert. O processo civilizador 2: Formação do Estado e civilização. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GATTI, Bernadete A. Formação de Professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010. Disponível em: https://www.cedes.unicamp.br/periodicos/educacao-sociedade/113-v31-outdez-2010-educacao-sociedade. Acesso em 05 maio 2023.
GONÇALVES, Karen Magno; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. Discussões em torno do Ensino Tecnológico. VII SETA – Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas. Manaus, 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1NZHZVnUJ69m_Dy1GdoxoPzMzotRtT-L2/view. Acesso em: 17 abr. de 2023.
HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2006.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo, SP: Atlas, 2003.
MARZNAKI, Yadollah Sadeghi; KHAMSEH, Abbas; SHAKIB, Mehrdad Hosseini. A system dynamics approach for investigating technology transfer capacities in Iranian polymer pipe and fittings industry. Technology Analysis & Strategic Management, Londres, p. 1-17, 2022. Link: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09537325.2022.2037544. Acesso: 28 abr. 2023.
SAVIANI, Demerval. 1944 – Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.