A FORMAÇÃO DO PROFESSOR A PARTIR DA HISTÓRIA, DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO TECNOLÓGICO

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DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76591

Resumo

O presente artigo chama a atenção para uma perspectiva de mudanças na formação do professor, tendo na história, na ciência e na tecnologia uma possibilidade para pensar o Ensino Tecnológico partir de Gonçalves e Azevedo (2017), Bazzo (2018), Bazzo e Souza (2022), Harari (2018) e Braudel (1965). Assim, visa-se discutir como a formação do professor em Ensino Tecnológico pode se contrapor ao ensino passivo, fragmentado e unidirecional, tendo na tecnologia uma aliada na condução de aprendizagens significativas. O percurso metodológico baseou-se em uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Os resultados nos revelam que a formação do professor dentro do contexto de Ensino Tecnológico constitui um caminho para se pensar um sujeito crítico, reflexivo, autônomo, contrapondo-se ao ensino que prioriza a técnica e o treinamento.

PALAVRAS-CHAVE: História da Ciência; Ensino Tecnológico; Formação do Professor; Tecnologias.

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Biografia do Autor

Kacia Neto de Oliveira, Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Manaus, Amazonas, Brasil, kacia_neto@hotmail.com

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (PPGET/IFAM). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).  Possui especialização (lato sensu) em Gestão e Desenvolvimento do Currículo pela Universidade Federal do Amazonas (UEA). Servidora efetiva da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED) como Professora da Educação Básica. Experiência profissional na formação de professores pelo Programa de Alfabetização da Idade Certa (PNAIC), no projeto Gestão do Conhecimento Escolar, Alfabetização e Formação para a Cidadania (ALFA-GCE) e no Trilhas do Saber pelo Centro de Formação do Amazonas (CEPAM).

Ana Cláudia Ribeiro de Souza, Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Manaus, Amazonas, Brasil, ana.souza@ifam.edu.br

Professora permanente do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Atua como docente permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico/IFAM, e no Programa de Pós-graduação em Rede Nacional, em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Doutora em História na área de História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestra em História da Ciência pela PUC/SP. Especialista em Metodologia do Ensino Superior, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e licenciada em História, pela UFAM. Já atuou em diversos cargos na gestão educacional, como Coordenadora da Pós-graduação, no Campus Manaus Centro/IFAM, Diretora de Ensino, no Campus Manaus Distrito Industrial/IFAM, Diretora de Ensino de graduação, na Pró-reitoria de Ensino/IFAM, e Diretora de Pós-graduação, na Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação/IFAM. É membra do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH/CONEP).

Aldemira de Araújo Camara, Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Manaus, Amazonas, Brasil, aldemira.camara@seduc.net

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (PPGET/IFAM). Mestra em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (PPGET/IFAM). Graduada em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).  Possui as seguintes especializações (lato sensu):  Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Servidora efetiva da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) como Professora e Pedagoga da Educação Básica. Experiência profissional na área de Educação, atuando nas seguintes áreas: Educação, Supervisão e Orientação Escolar, Tecnologias na Educação, Formação de Professores, Educação Especial, Alfabetização, Gestão Escolar, Educação a Distância e Aprendizagem Baseada em Projetos.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

OLIVEIRA, K. N. de; SOUZA, A. C. R. de; CAMARA, A. de A. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR A PARTIR DA HISTÓRIA, DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO TECNOLÓGICO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 3, p. 1042–1054, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i3.76591. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76591. Acesso em: 23 dez. 2024.