A FORMAÇÃO DO PROFESSOR A PARTIR DA HISTÓRIA, DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO TECNOLÓGICO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76591

Résumé

O presente artigo chama a atenção para uma perspectiva de mudanças na formação do professor, tendo na história, na ciência e na tecnologia uma possibilidade para pensar o Ensino Tecnológico partir de Gonçalves e Azevedo (2017), Bazzo (2018), Bazzo e Souza (2022), Harari (2018) e Braudel (1965). Assim, visa-se discutir como a formação do professor em Ensino Tecnológico pode se contrapor ao ensino passivo, fragmentado e unidirecional, tendo na tecnologia uma aliada na condução de aprendizagens significativas. O percurso metodológico baseou-se em uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Os resultados nos revelam que a formação do professor dentro do contexto de Ensino Tecnológico constitui um caminho para se pensar um sujeito crítico, reflexivo, autônomo, contrapondo-se ao ensino que prioriza a técnica e o treinamento.

PALAVRAS-CHAVE: História da Ciência; Ensino Tecnológico; Formação do Professor; Tecnologias.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Kacia Neto de Oliveira, Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Manaus, Amazonas, Brasil, kacia_neto@hotmail.com

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (PPGET/IFAM). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).  Possui especialização (lato sensu) em Gestão e Desenvolvimento do Currículo pela Universidade Federal do Amazonas (UEA). Servidora efetiva da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED) como Professora da Educação Básica. Experiência profissional na formação de professores pelo Programa de Alfabetização da Idade Certa (PNAIC), no projeto Gestão do Conhecimento Escolar, Alfabetização e Formação para a Cidadania (ALFA-GCE) e no Trilhas do Saber pelo Centro de Formação do Amazonas (CEPAM).

Ana Cláudia Ribeiro de Souza, Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Manaus, Amazonas, Brasil, ana.souza@ifam.edu.br

Professora permanente do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Atua como docente permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico/IFAM, e no Programa de Pós-graduação em Rede Nacional, em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Doutora em História na área de História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestra em História da Ciência pela PUC/SP. Especialista em Metodologia do Ensino Superior, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e licenciada em História, pela UFAM. Já atuou em diversos cargos na gestão educacional, como Coordenadora da Pós-graduação, no Campus Manaus Centro/IFAM, Diretora de Ensino, no Campus Manaus Distrito Industrial/IFAM, Diretora de Ensino de graduação, na Pró-reitoria de Ensino/IFAM, e Diretora de Pós-graduação, na Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação/IFAM. É membra do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH/CONEP).

Aldemira de Araújo Camara, Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Manaus, Amazonas, Brasil, aldemira.camara@seduc.net

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (PPGET/IFAM). Mestra em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (PPGET/IFAM). Graduada em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).  Possui as seguintes especializações (lato sensu):  Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Servidora efetiva da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) como Professora e Pedagoga da Educação Básica. Experiência profissional na área de Educação, atuando nas seguintes áreas: Educação, Supervisão e Orientação Escolar, Tecnologias na Educação, Formação de Professores, Educação Especial, Alfabetização, Gestão Escolar, Educação a Distância e Aprendizagem Baseada em Projetos.

Références

ALI, Hamisu Alhaji et al. Assessment of information technology on organizational performance of Nigeria Bottling Company (NBC) Plc Maiduguri plant. Fane-Fane International Multi-Disciplinary Journal, Yobe-Nigeria, v. 5, n. II, p. 17-17, 2021. Link: https://fanefanejournal.com/FFI/article/view/367. Acesso: 20 abr. 2023.

BARROS, Marcus Marcelo Silva; GONZAGA, Amarildo Menezes. Empreendedorismo Educacional: Caminhos, desafios e proposições para formação de professores no Ensino Tecnológico. In: SOUZA, Ana Cláudio Ribeiro de et al. (org.). Formação de professores e estratégias de ensino: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Appris, 2018.

BAZZO, Walter Antonio; SOUZA, Ana Cláudia Ribeiro de. Cruzando os caminhos da Educação Tecnológica com a equação civilizatória. Educitec – Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v.8, e198122, 2022. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/download/1981/857/10134. Acesso em: 26 abr. 2023.

BAZZO, Walter Antonio. Quase três décadas de CTs no Brasil: Sobre avanços, desconfortos e provocações. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia (ISSN: 1982-873X), Curitiba, v. 11, n.2, p. 260-278, 2018. Link: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8427. Acesso: 26 abr. 2023.

BRAUDEL, Fernand. História e Ciências sociais: a longa duração. Revista de História. [S. l.], v. 30, n. 62, p. 261-294, 1965. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.1965.123422. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/123422. Acesso em: 28 abr. 2023

CHALMERS, Alan Francis. O que é ciência afinal? Trad. de Raul Fiker. São Paulo, Brasiliense, 1993.

ELIAS, Nobert. O processo civilizador 2: Formação do Estado e civilização. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GATTI, Bernadete A. Formação de Professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010. Disponível em: https://www.cedes.unicamp.br/periodicos/educacao-sociedade/113-v31-outdez-2010-educacao-sociedade. Acesso em 05 maio 2023.

GONÇALVES, Karen Magno; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. Discussões em torno do Ensino Tecnológico. VII SETA – Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas. Manaus, 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1NZHZVnUJ69m_Dy1GdoxoPzMzotRtT-L2/view. Acesso em: 17 abr. de 2023.

HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2006.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo, SP: Atlas, 2003.

MARZNAKI, Yadollah Sadeghi; KHAMSEH, Abbas; SHAKIB, Mehrdad Hosseini. A system dynamics approach for investigating technology transfer capacities in Iranian polymer pipe and fittings industry. Technology Analysis & Strategic Management, Londres, p. 1-17, 2022. Link: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09537325.2022.2037544. Acesso: 28 abr. 2023.

SAVIANI, Demerval. 1944 – Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

Téléchargements

Publié-e

2023-12-29

Comment citer

OLIVEIRA, K. N. de; SOUZA, A. C. R. de; CAMARA, A. de A. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR A PARTIR DA HISTÓRIA, DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO TECNOLÓGICO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 3, p. 1042–1054, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i3.76591. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76591. Acesso em: 22 nov. 2024.