LA FORMACIÓN DOCENTE BASADA EN HISTORIA, CIENCIA Y TECNOLOGÍA EN EL CONTEXTO DE LA EDUCACIÓN TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76591Resumen
Este artículo llama la atención sobre una perspectiva de cambios en la formación docente, con la historia, la ciencia y la tecnología como posibilidad para pensar la Educación Tecnológica a partir de Gonçalves y Azevedo (2017), Bazzo (2018), Bazzo e Souza (2022), Harari (2018) y Braudel (1965). Así, el objetivo es discutir cómo la formación docente en el contexto de la Educación Tecnológica puede oponerse a la enseñanza pasiva, fragmentada y unidireccional, utilizando la tecnología como aliada en la realización de aprendizajes significativos. La ruta metodológica se basó en una investigación bibliográfica con enfoque cualitativo. Los resultados revelan que la formación pensari docente en el contexto de la Educación Tecnológica constituye una forma de un sujeto crítico, reflexivo, autónomo, contraponiéndose a la enseñanza que prioriza la técnica y la formación.
PALABRAS CLAVE: Historia de la Ciencia; Educación Tecnológica; Formación de Profesores; Tecnologías.
Descargas
Citas
ALI, Hamisu Alhaji et al. Assessment of information technology on organizational performance of Nigeria Bottling Company (NBC) Plc Maiduguri plant. Fane-Fane International Multi-Disciplinary Journal, Yobe-Nigeria, v. 5, n. II, p. 17-17, 2021. Link: https://fanefanejournal.com/FFI/article/view/367. Acesso: 20 abr. 2023.
BARROS, Marcus Marcelo Silva; GONZAGA, Amarildo Menezes. Empreendedorismo Educacional: Caminhos, desafios e proposições para formação de professores no Ensino Tecnológico. In: SOUZA, Ana Cláudio Ribeiro de et al. (org.). Formação de professores e estratégias de ensino: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Appris, 2018.
BAZZO, Walter Antonio; SOUZA, Ana Cláudia Ribeiro de. Cruzando os caminhos da Educação Tecnológica com a equação civilizatória. Educitec – Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v.8, e198122, 2022. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/download/1981/857/10134. Acesso em: 26 abr. 2023.
BAZZO, Walter Antonio. Quase três décadas de CTs no Brasil: Sobre avanços, desconfortos e provocações. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia (ISSN: 1982-873X), Curitiba, v. 11, n.2, p. 260-278, 2018. Link: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8427. Acesso: 26 abr. 2023.
BRAUDEL, Fernand. História e Ciências sociais: a longa duração. Revista de História. [S. l.], v. 30, n. 62, p. 261-294, 1965. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.1965.123422. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/123422. Acesso em: 28 abr. 2023
CHALMERS, Alan Francis. O que é ciência afinal? Trad. de Raul Fiker. São Paulo, Brasiliense, 1993.
ELIAS, Nobert. O processo civilizador 2: Formação do Estado e civilização. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GATTI, Bernadete A. Formação de Professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010. Disponível em: https://www.cedes.unicamp.br/periodicos/educacao-sociedade/113-v31-outdez-2010-educacao-sociedade. Acesso em 05 maio 2023.
GONÇALVES, Karen Magno; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. Discussões em torno do Ensino Tecnológico. VII SETA – Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas. Manaus, 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1NZHZVnUJ69m_Dy1GdoxoPzMzotRtT-L2/view. Acesso em: 17 abr. de 2023.
HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2006.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo, SP: Atlas, 2003.
MARZNAKI, Yadollah Sadeghi; KHAMSEH, Abbas; SHAKIB, Mehrdad Hosseini. A system dynamics approach for investigating technology transfer capacities in Iranian polymer pipe and fittings industry. Technology Analysis & Strategic Management, Londres, p. 1-17, 2022. Link: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09537325.2022.2037544. Acesso: 28 abr. 2023.
SAVIANI, Demerval. 1944 – Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.