CONDIÇÕES DE DOCÊNCIA, ORIGENS SOCIAIS DE ESTUDANTES E DESEMPENHO NO SAEB 2021
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80671Palavras-chave:
Condições de Docência; Origens Sociais; Desigualdades Educacionais; Desempenho Estudantil.Resumo
O objetivo deste artigo é examinar e analisar os efeitos das desigualdades sociais e educacionais, com destaque para a docência, nos rendimentos estudantis, atualizando o debate no Brasil do tempo presente. Para isso, mobilizamos uma abordagem quantitativa, com o uso da base de dados de 2021 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Através de dois modelos de regressão linear múltipla (OLS), destacamos os alcances dos efeitos do trabalho docente e dos aspectos sociais, raciais, econômicos nos rendimentos em língua portuguesa e matemática de estudantes do 3º e 4º anos do Ensino Médio.
Downloads
Referências
AGRESTI, A.; FINLAY, B. Métodos estatísticos para as Ciências Sociais. Porto Alegre, RS: Penso, 2012.
ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F.Efeito-escola e estratificação escolar: o impacto da composição de turmas por nível de habilidade dos alunos. Educação em Revista, v. 45, p. 25-59, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982007000100003
BARBOSA, M.E. F.;FERNANDES, C. A escola brasileira faz diferença? Uma investigação dos efeitos da escola na proficiência em Matemática dos alunos da 4a série. In: FRANCO, C. (Org.).Promoção, ciclos e avaliação educacional. Curitiba, PR: ArtMed, 2001, p. 1-23.
BARBOSA, M. L. de O. Desigualdade e desempenho: uma introdução à sociologia da escola brasileira. Belo Horizonte, MG: Argumentum, 2009.
BOURDIEU, P. A Reprodução: elementos para uma teria do sistema de ensino. Rio de Janeiro, RJ: Francisco Alves, 1992.
BASILIO, J. R.; ALMEIDA, A. M. F. Contratos de trabalho de professores e resultados escolares. Revista Brasileira de Educação, v. 23, p. 1-23, 2018.DOI:https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230049
BOWLES, S.; GINTIS, H. Schooling in Capitalist America: Educational Reform and the Contradictions of Economic Life. New York: Basic Books, 1974.
BROOKE, N.; SOARES, J. F. (Orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2008.
CAPRARA, B. M. Condição de classe e desempenho educacional no Brasil. Educação &Realidade, v. 45, n. 4, 2020, p. 1-28. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623693008
DELLA PORTA, D.; KEATING, M. Approaches and Methodologies in the Social Sciences: A pluralist perspective. New York: Cambridge, 2008.
DOURADO, L. F. A qualidade da educação: conceitos e definições. Brasília, DF: INEP, 2007.
FIELD, A. Descobrindo a Estatística Usando o SPSS. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.
MADEIRA, F. Trajetórias na Educação Superior: Análise quantitativa sobre a reorientação de curso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dissertação de Mestrado Acadêmico, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022, 189f.
MONT'ALVÃO, A. Estratificação educacional no Brasil do século XXI. Dados, v. 54, n. 2, p. 389-430, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0011-52582011000200006.
NASCIMENTO, C. B. do. Professores em regime de contrato temporário: análise de impacto no rendimento dos alunos das escolas públicas estaduais do Ceará. Dissertação de Mestrado Profissional, Universidade Federal do Ceará, Curso de Pós-Graduação em Economia, Fortaleza, 2014, 29f.
PAIVA, V. Sobre o conceito de capital humano. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 185-191, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000200010.
RAMOS, M. P. Pesquisa social: abordagem quantitativa com uso do SPSS. Porto Alegre, RS: Escritos, 2014.
RIBEIRO, C. A. C. Desigualdade de oportunidades e resultados educacionais no Brasil. Dados, v. 54, n. 1, p. 41-87, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0011-52582011000100002.
SALATA, A. R.. Desigualdade de resultados educacionais em meio à expansão do sistema de ensino: um estudo considerando o caráter posicional da escolaridade. Civitas - Revista de Ciências Sociais, v. 22, p. 1-19, 2022.DOI:https://doi.org/10.15448/1984-7289.2022.1.43097
SANTOS, H. R. R. Mobilização familiar e contexto escolar: escolha escolar e envolvimento parental na relação com as oportunidades de ensino médio público brasileiro. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Porto Alegre, 2022, 195f.
SILVA, N. do V. Tendências da Desigualdade Educacional no Brasil. Dados, v. 43, n. 3, p. 423-445, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0011-52582000000300001.
SOARES, J. F.; ALVES, M. T. G. Desigualdades raciais no sistema brasileiro de educação básica. Educação e Pesquisa, v. 29, n. 1, p. 147-165, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022003000100011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fellipe Madeira, Bernardo Mattes Caprara
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.