CONDIÇÕES DE DOCÊNCIA, ORIGENS SOCIAIS DE ESTUDANTES E DESEMPENHO NO SAEB 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80671

Palavras-chave:

Condições de Docência; Origens Sociais; Desigualdades Educacionais; Desempenho Estudantil.

Resumo

 O objetivo deste artigo é examinar e analisar os efeitos das desigualdades sociais e educacionais, com destaque para a docência, nos rendimentos estudantis, atualizando o debate no Brasil do tempo presente. Para isso, mobilizamos uma abordagem quantitativa, com o uso da base de dados de 2021 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Através de dois modelos de regressão linear múltipla (OLS), destacamos os alcances dos efeitos do trabalho docente e dos aspectos sociais, raciais, econômicos nos rendimentos em língua portuguesa e matemática de estudantes do 3º e 4º anos do Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Fellipe Madeira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, fellipe.madeira@pucrs.edu.br

Doutorando em Ciências Sociais pela PUCRS. Pesquisador com ênfase nos temas sobre desigualdades, estratificação educacional e mobilidade social.

Bernardo Mattes Caprara, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, bernardo.caprara@ufrgs.br

Doutor em Sociologia pela UFRGS. Professor no Departamento de Sociologia e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

MADEIRA, F.; CAPRARA, B. M. CONDIÇÕES DE DOCÊNCIA, ORIGENS SOCIAIS DE ESTUDANTES E DESEMPENHO NO SAEB 2021. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 3, p. 1533–1550, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i3.80671. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/80671. Acesso em: 21 dez. 2024.