ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE: UM OLHAR A PARTIR DOS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i1.74778

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever e fazer um panorama das políticas de assistência estudantil de âmbito nacional e local do Ifac, com vistas à permanência e ao êxito de alunos cotistas. Foi utilizada a pesquisa documental e bibliográfica, por meio de uma abordagem qualitativa e de cunho exploratório. Após a análise e leitura do material selecionado, os dados foram examinados conforme Minayo (2016). Observou-se que, desde o início de suas atividades, o Ifac demonstra a preocupação com os alunos a partir do desenvolvimento de ações elencadas no Decreto Pnaes e que, ao reformular seus normativos, favoreceu a promoção da permanência e o êxito de alunos com a política institucional como exemplo, a partir da execução de programas de apoio socioeconômico, contribuindo para a permanência e êxito de alunos cotistas.

PALAVRAS-CHAVE: Assistência Estudantil; Permanência; Êxito; Instituto Federal do Acre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena Rodrigues Barbosa, Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco, Acre, Brasil, lorena.0504@hotmail.com

Possui graduação em Ciências Econômicas (bacharelado) pela Universidade Federal do Acre – UFAC (2003), Pós-Graduação em Gestão Pública com Ênfase no Controle Externo pela  Facinter  (2011). Economista da Universidade Federal do Acre (2008).

Mário Sérgio Pedroza Lobão, Instituto Federal do Acre (IFAC), Rio Branco, Acre, Brasil, mario.lobão@ifac.edu.br

Possui graduação em Ciências Econômicas (bacharelado) pela Universidade Federal do Acre – UFAC (2012), Especialização em Gestão Administrativa da Educação pela Escola Aberta do Brasil (2013), Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Acre (2015), Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2018) e, atualmente, é Pós-doutorando em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2022). Docente de Economia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Instituto Federal do Acre – IFAC (2013).

Downloads

Publicado

2023-05-17

Como Citar

BARBOSA, L. R.; LOBÃO, M. S. P. ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE: UM OLHAR A PARTIR DOS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 1, p. 259–274, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i1.74778. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/74778. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos