ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE: UM OLHAR A PARTIR DOS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v48i1.74778Resumo
Este artigo tem como objetivo descrever e fazer um panorama das políticas de assistência estudantil de âmbito nacional e local do Ifac, com vistas à permanência e ao êxito de alunos cotistas. Foi utilizada a pesquisa documental e bibliográfica, por meio de uma abordagem qualitativa e de cunho exploratório. Após a análise e leitura do material selecionado, os dados foram examinados conforme Minayo (2016). Observou-se que, desde o início de suas atividades, o Ifac demonstra a preocupação com os alunos a partir do desenvolvimento de ações elencadas no Decreto Pnaes e que, ao reformular seus normativos, favoreceu a promoção da permanência e o êxito de alunos com a política institucional como exemplo, a partir da execução de programas de apoio socioeconômico, contribuindo para a permanência e êxito de alunos cotistas.
PALAVRAS-CHAVE: Assistência Estudantil; Permanência; Êxito; Instituto Federal do Acre.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.