RACIALIZAÇÃO DO CURRÍCULO: INVISIBILIDADES E INSURGÊNCIAS EM UM CURSO DE PSICOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.79107Palavras-chave:
Currículo, Movimento Social, Raça/etnia, Identidade de gêneroResumo
O presente trabalho apresenta os desdobramentos da pesquisa de Iniciação Científica na Universidade Federal do Espírito Santo sobre o currículo de psicologia daquela universidade. Foi realizada pesquisa documental com o Projeto Pedagógico do Curso e os planos de ensino do segundo semestre de 2022, a fim de analisar o projeto com ênfase na presença ou ausência de autoras/es negras/os, bem como indígenas e trans. A partir das análises dos dados foi possível perceber que o Projeto Pedagógico do Curso reflete o pacto narcísico da branquitude, na medida em que é demarcado pela ausência de outras autoras/es negras/os, indígenas e trans. Assim, torna-se necessário compreender a ação dos movimentos sociais enquanto movimentos de educadores, além de promotores de sujeitos insurgentes a partir das práxis de cada movimento.
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