RACIALIZAÇÃO DO CURRÍCULO: INVISIBILIDADES E INSURGÊNCIAS EM UM CURSO DE PSICOLOGIA

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DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.79107

Mots-clés :

Currículo, Movimento Social, Raça/etnia, Identidade de gênero

Résumé

O presente trabalho apresenta os desdobramentos da pesquisa de Iniciação Científica na Universidade Federal do Espírito Santo sobre o currículo de psicologia daquela universidade. Foi realizada pesquisa documental com o Projeto Pedagógico do Curso e os planos de ensino do segundo semestre de 2022, a fim de analisar o projeto com ênfase na presença ou ausência de autoras/es negras/os, bem como indígenas e trans. A partir das análises dos dados foi possível perceber que o Projeto Pedagógico do Curso reflete o pacto narcísico da branquitude, na medida em que é demarcado pela ausência de outras autoras/es negras/os, indígenas e trans. Assim, torna-se necessário compreender a ação dos movimentos sociais enquanto movimentos de educadores, além de promotores de sujeitos insurgentes a partir das práxis de cada movimento.

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Bibliographies de l'auteur-e

João Otávio Vieira Carvalho Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, joaootavio64@hotmail.com

Graduando de psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, integrante do Grupo de Pesquisa Infâmias Resistências (UFES) e integrante do Coletivo Ocupação Psicanalítica - ES.

Luziane de Assis Ruela Siqueira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, luzianesiq@gmail.com

Doutora em Educação pela UFES, Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e da Pós-Graduação em Psicologia Institucional/UFES. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Infâmias Resistências.

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Publié-e

2024-12-20

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ALMEIDA, J. O. V. C.; SIQUEIRA, L. de A. R. RACIALIZAÇÃO DO CURRÍCULO: INVISIBILIDADES E INSURGÊNCIAS EM UM CURSO DE PSICOLOGIA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 3, p. 1893–1908, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i3.79107. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79107. Acesso em: 22 déc. 2024.

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