INCLUSÃO/EXCLUSÃO NA SALA DE AULA: UM ESTUDO ACERCA DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE DESIGUALDADES
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80644Palavras-chave:
Palavras-chave: Inclusão/exclusão. Desigualdades. Avaliação. AprendizagemResumo
O presente artigo é resultado de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, que objetivou compreender os conceitos e como se dá o processo de inclusão/exclusão a partir de práticas docentes presentes na sala de aula que constituem as desigualdades. Adotou-se, como procedimento, a leitura analítica de publicações que versam sobre o assunto e, como arcabouço teórico principal, a obras de Patto (2000, 2015), Freitas (2002), Faria (2008) e Saviani (2017). Após a realização deste estudo, foi constatada a importância das discussões sobre a necessidade de romper com as práticas excludentes presentes no contexto da escola, para atenuar danos à aprendizagem dos estudantes, bem como superar o processo de alienação e persistir na luta por uma escola pública democrática de qualidade.
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