INCLUSÃO/EXCLUSÃO NA SALA DE AULA: UM ESTUDO ACERCA DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE DESIGUALDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80644

Palavras-chave:

Palavras-chave: Inclusão/exclusão. Desigualdades. Avaliação. Aprendizagem

Resumo

O presente artigo é resultado de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, que objetivou compreender os conceitos e como se dá o processo de inclusão/exclusão a partir de práticas docentes presentes na sala de aula que constituem as desigualdades. Adotou-se, como procedimento, a leitura analítica de publicações que versam sobre o assunto e, como arcabouço teórico principal, a obras de Patto (2000, 2015), Freitas (2002), Faria (2008) e Saviani (2017). Após a realização deste estudo, foi constatada a importância das discussões sobre a necessidade de romper com as práticas excludentes presentes no contexto da escola, para atenuar danos à aprendizagem dos estudantes, bem como superar o processo de alienação e persistir na luta por uma escola pública democrática de qualidade.

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Biografia do Autor

Eriene Macedo de Moraes, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, erienemacedo2013@gmail.com

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) Mestra em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduada em Pedagogia com Habilitação em Administração e Coordenação de Projetos Pedagógicos pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Ciências da Bahia (Faciba). Especialista em Matemática pela Finom. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Coordenação Pedagógica pela UFBA. Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade São Salvador. Experiências em gestão escolar e coordenação pedagógica, em formação continuada de professores. Professora de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental em Luís Eduardo Magalhães-BA. Desenvolve pesquisas na área de Formação Continuada do Professor e o saber Matemático

Cinthia Brenda Siqueira Santiago, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, cinthia-santiago-@hotmail.com

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Pós-Graduada em Educação Inclusiva com ênfase em Atendimento Educacional Especializado - AEE, pelo Instituto Wallon Educacional de Goiás; Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora de Atendimento Educacional Especializado -AEE (SME-Inhumas GO)

Gina Glaydes Guimarães de Faria, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, ginaguimaraes@ufg.br

Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. É docente da graduação e da pós-graduação, Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de Fundamentos dos Processos Educativos. Dedica-se a estudos e pesquisas no âmbito da relação psicologia e educação, fundamentos históricos e epistemológicos; psicologia, desenvolvimento e aprendizagem; escola e fracasso escolar, com ênfase ao estudo crítico da produção na área educacional e suas implicações para a compreensão dos processos educativos.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

MORAES, E. M. de; SANTIAGO, C. B. S.; FARIA, G. G. G. de. INCLUSÃO/EXCLUSÃO NA SALA DE AULA: UM ESTUDO ACERCA DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE DESIGUALDADES. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 3, p. 1458–1473, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i3.80644. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/80644. Acesso em: 21 dez. 2024.