DO PASSADO AO PRESENTE: ANALFABETISMO, DISPARIDADES REGIONAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.79966

Palavras-chave:

Plano Nacional da Educação, Disparidades Regionais, Raça, História da Educação, Povos Indígenas

Resumo

O artigo examina a evolução dos Planos Nacionais de Educação (PNEs) no Brasil, com foco na problemática do analfabetismo entre pessoas pretas e pardas nas diferentes regiões do país. A análise histórica da educação revela a persistência dessas disparidades ao longo do tempo e ressalta a necessidade de políticas que levem em consideração as diversas realidades culturais e históricas brasileiras. Além disso, são abordadas as taxas de analfabetismo entre os povos indígenas, destacando a urgência de ações voltadas a esse grupo específico. O estudo identifica deficiências no PNE de 2001-2010, como a falta de estratégias claras e de atenção às desigualdades regionais e raciais, e também no PNE de 2014-2024, mesmo com a presença de metas mensuráveis. Persistem discrepâncias nos dados regionais e étnico-raciais, com as taxas mais elevadas de analfabetismo no Norte e Nordeste, onde está concentrada a maior parte da população preta, parda e indígena, refletindo desafios estruturais e sociais significativos. O artigo propõe uma análise crítica da educação no país, buscando compreender as desigualdades históricas que devem ser consideradas no novo Plano Nacional da Educação.

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Biografia do Autor

Ingrid Danielle de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, ingriddanielle995@yahoo.com

Mestranda em Educação na linha de pesquisa Educação, Cultura,  Movimentos Sociais e Ações Coletivas pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG), com bolsa CAPES. Graduada em Letras pela mesma instituição, onde atuou como bolsista no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Psicanálise e Educação (NIPSE). Suas áreas de interesse incluem políticas públicas educacionais, relações étnico-raciais na escola e a influência dos movimentos sociais na Educação Básica. 

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

PAULA, I. D. de. DO PASSADO AO PRESENTE: ANALFABETISMO, DISPARIDADES REGIONAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 3, p. 1592–1612, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i3.79966. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79966. Acesso em: 21 dez. 2024.