AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLAS INDÍGENAS: O DIREITO À DIFERENÇA E À EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NUM CONTEXTO DE EXCLUSÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.55644Palavras-chave:
Educação Escolar Indígena. Exclusão Social. Avaliação. Diversidade Cultural.Resumo
A Educação Escolar Indígena se consolidou no âmbito das reformas do Estado, nos anos de 1990, sob as bases da diferença, do bilinguismo e da especificidade, no momento de reorganização do sistema orientado pelos organismos e agências internacionais. Pela diversidade cultural e linguística dos povos indígenas no Brasil, pelas condições de extrema pobreza em que vivem, o tema da avaliação da aprendizagem ou a avaliação institucional é extremamente complexo haja vista o histórico de exclusão e as políticas assimilacionistas. Este texto aborda a avaliação da educação básica indígena analisando os limites da avaliação padronizada para um contexto de especificidade cultura e de exclusão social destacando a necessidade de construção de novos parâmetros, desenhados e operados em conjunto com os povos indígenas.
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