AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLAS INDÍGENAS: O DIREITO À DIFERENÇA E À EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NUM CONTEXTO DE EXCLUSÃO SOCIAL

Autores

  • Maria simone jacomini Novak Universidade Estadual do Paraná - Unespar
  • Rosângela Célia Faustino Universidade Estadual de Maringá - PR.
  • Maria Christine Berdusco Menezes Universidade Estadual de Maringá - Pr.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.55644

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena. Exclusão Social. Avaliação. Diversidade Cultural.

Resumo

A Educação Escolar Indígena se consolidou no âmbito das reformas do Estado, nos anos de 1990, sob as bases da diferença, do bilinguismo e da especificidade, no momento de reorganização do sistema orientado pelos organismos e agências internacionais. Pela diversidade cultural e linguística dos povos indígenas no Brasil, pelas condições de extrema pobreza em que vivem, o tema da avaliação da aprendizagem ou a avaliação institucional é extremamente complexo haja vista o histórico de exclusão e as políticas assimilacionistas. Este texto aborda a avaliação da educação básica indígena analisando os limites da avaliação padronizada para um contexto de especificidade cultura e de exclusão social destacando a necessidade de construção de novos parâmetros, desenhados e operados em conjunto com os povos indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria simone jacomini Novak, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Professora do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - Campus de Paranavaí - Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá(UEM).

Rosângela Célia Faustino, Universidade Estadual de Maringá - PR.

Professora do Programa de Pós-graduaçao em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) -Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Maria Christine Berdusco Menezes, Universidade Estadual de Maringá - Pr.

Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2019-05-09

Como Citar

NOVAK, M. simone jacomini; FAUSTINO, R. C.; MENEZES, M. C. B. AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLAS INDÍGENAS: O DIREITO À DIFERENÇA E À EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NUM CONTEXTO DE EXCLUSÃO SOCIAL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 44, n. 1, p. 47–62, 2019. DOI: 10.5216/ia.v44i1.55644. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55644. Acesso em: 26 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.