As BARREIRAS À PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES MÃES NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80342Palavras-chave:
Estudantes-mães, Permanência Universitária, Pesquisa-açãoResumo
Esta pesquisa visou compreender sobre os desafios enfrentados pelas estudantes mães para permanecer no Ensino Superior. Para isso, foi realizada investigação qualitativa, do tipo exploratória, com foco no desenvolvimento de uma pesquisa-ação em uma Universidade no Ceará. O estudo passou pelas seguintes etapas: a)revisão bibliográfica e pesquisa documental; b)aplicação de questionário; c) rodas de conversa e formações para o acolhimento das estudantes; e d) criação de documento com demandas das discentes.Assim, foi possível conhecer as políticas de acolhimento da Universidade às estudantes mães, traçar um perfil delas, considerando dados demográficos e experiências de vida. Com base nos relatos, é necessário criar mecanismos mais efetivos para garantir a permanência das estudantes-mães na Universidade.
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