As BARREIRAS À PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES MÃES NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Ana Cássia Alves Cunha Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Redenção, Ceará, Brasil , anacassia.alves@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-6029-3496
  • Geórgia Maria Feitosa e Paiva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Redenção, Ceará, Brasil, georgiafeitosa@unilab.edu.br https://orcid.org/0000-0002-2915-9416

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80342

Palavras-chave:

Estudantes-mães, Permanência Universitária, Pesquisa-ação

Resumo

Esta pesquisa visou compreender sobre os desafios enfrentados pelas estudantes mães para permanecer no Ensino Superior. Para isso, foi realizada investigação qualitativa, do tipo exploratória, com foco no desenvolvimento de uma pesquisa-ação em uma Universidade no Ceará. O estudo passou pelas seguintes etapas: a)revisão bibliográfica e pesquisa documental; b)aplicação de questionário; c) rodas de conversa e formações para o acolhimento das estudantes; e d) criação de documento com demandas das discentes.Assim, foi possível conhecer as políticas de acolhimento da Universidade às estudantes mães, traçar um perfil delas, considerando dados demográficos e experiências de vida. Com base nos relatos, é necessário criar mecanismos mais efetivos para garantir a permanência das estudantes-mães na Universidade.

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Biografia do Autor

Ana Cássia Alves Cunha, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Redenção, Ceará, Brasil , anacassia.alves@gmail.com

Possui Mestrado no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades (POSIH-UNILAB, 2024), Bacharela em Humanidades (UNILAB, 2021) e graduação em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo (UniFanor/PROUni, 2014).  Atualmente, cursa Licenciatura em Pedagogia na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Tem interesse nos seguintes temas: Educação Superior, Permanência e Maternidade; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Relações de gênero, interseccionalidade e diversidade; Educação e Tecnologias Digitais; Comunicação e Direitos Humanos.

Geórgia Maria Feitosa e Paiva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Redenção, Ceará, Brasil, georgiafeitosa@unilab.edu.br

doutora e mestre em Linguística pela Universidade
Federal do Ceará (UFC), especialista em Ensino da Língua Portuguesa pela
Universidade Estadual do Ceará (UECE) e bacharel em Comunicação Social -
Habilitação em Publicidade e Propaganda (UNIFOR). É professora adjunta do Instituto
de Linguagens e Literaturas (ILL), membro permanente do Mestrado Interdisciplinar
em Humanidades (MIH) e do Mestrado em Estudos da Linguagem (MEL) da
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Atua
como líder do Grupo de Pesquisa em Preconceito, Polidez e Impolidez Linguística
(GEPPIL) e é membro do Gelp-Colin.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

CUNHA, A. C. A.; PAIVA, G. M. F. e. As BARREIRAS À PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES MÃES NO ENSINO SUPERIOR. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 3, p. 1711–1725, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i3.80342. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/80342. Acesso em: 21 dez. 2024.