O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL E ESTUDANTES VIDENTES COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE INTERVENÇÃO COM O MULTIPLANO E O MATERIAL DOURADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i1.73271

Resumo

Este estudo investigou o processo de ensino da Matemática para estudantes com deficiência visual - DV e estudantes videntes com dificuldade de aprendizagem. Pesquisa do tipo intervenção, envolvendo 06 estudantes (02 com DV e 04 videntes), na faixa etária de 15 a 20 anos, em uma escola da rede estadual no município de Imperatriz-MA e 06 professores (02 de Matemática, 02 ledoras e 02 da sala de recursos multifuncionais - SRM). O Teste de Conhecimento Numérico foi aplicado aos estudantes (antes e pós-intervenção). A intervenção pedagógica promoveu avanços na aprendizagem dos estudantes com os números naturais, inteiros e racionais, demonstrando que a intervenção com o Multiplano, juntamente com o Material Dourado, contribuiu com a interação dos estudantes frente aos conteúdos básicos da Matemática e, consequentemente, com a aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: Educação; Aprendizagem; Estudantes; Deficiência Visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimunda Maria Barbosa de Sá, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil, raim4191@gmail.com

Mestra em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) - (UFMA/2019). Pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado - AEE (FACIBRA/2016). Em Gestão da Comunicação e Marketing Institucionais (UNISUL/2012). Em Gestão Estratégica de Recursos Humanos (UFRRJ/2006). E em Psicopedagogia (UFRJ/2002). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA/1999). Atualmente é Supervisora Escolar e Articuladora Regional do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem na Unidade Regional de Educação de Imperatriz (Rede Estadual - MA).

Livia da Conceição Costa Zaqueu, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil, conceicaozaqueu@gmail.com

Doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Psicomotricidade pela Universidade Candido Mendes, Especialista em Intervenção Precoce pela Universidade de Évora, Cursando Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduada em Pedagogia, com ênfase em Educação Infantil, Ensino Fundamental Séries Iniciais e Administração Escolar. Realizou Doutorado Sanduiche em Intervenção Precoce na Infância Área Prioritária do Programa Ciências sem Fronteiras com Bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento ao Pessoal de Ensino Superior-CAPES. Professora Adjunta do Departamento de Educação Física da UFMA (Desenvolvimento Humano e Intervenção Precoce na Infância) e do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão de Ensino da Educação Básica da UFMA.

Downloads

Publicado

2023-05-09

Como Citar

SÁ, R. M. B. de; ZAQUEU, L. da C. C. O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL E ESTUDANTES VIDENTES COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE INTERVENÇÃO COM O MULTIPLANO E O MATERIAL DOURADO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 1, p. 186–199, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i1.73271. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/73271. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos