O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL E ESTUDANTES VIDENTES COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE INTERVENÇÃO COM O MULTIPLANO E O MATERIAL DOURADO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v48i1.73271Resumo
Este estudo investigou o processo de ensino da Matemática para estudantes com deficiência visual - DV e estudantes videntes com dificuldade de aprendizagem. Pesquisa do tipo intervenção, envolvendo 06 estudantes (02 com DV e 04 videntes), na faixa etária de 15 a 20 anos, em uma escola da rede estadual no município de Imperatriz-MA e 06 professores (02 de Matemática, 02 ledoras e 02 da sala de recursos multifuncionais - SRM). O Teste de Conhecimento Numérico foi aplicado aos estudantes (antes e pós-intervenção). A intervenção pedagógica promoveu avanços na aprendizagem dos estudantes com os números naturais, inteiros e racionais, demonstrando que a intervenção com o Multiplano, juntamente com o Material Dourado, contribuiu com a interação dos estudantes frente aos conteúdos básicos da Matemática e, consequentemente, com a aprendizagem.
PALAVRAS-CHAVE: Educação; Aprendizagem; Estudantes; Deficiência Visual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.