DESEMPENHO EM MATEMÁTICA E DESIGUALDADES: FATORES PARA (RE) PENSAR UMA EDUCAÇÃO EQUITATIVA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80732Palavras-chave:
Equidade; Desigualdade Educacional; Desempenho em Matemática; SAEBResumo
O artigo utilizou microdados do SAEB de 2021 para verificar as relações e impactos de diferentes variáveis no desempenho em matemática no 5º ano do ensino fundamental de crianças da rede pública do estado do Rio de Janeiro. Para tal, foram criados indicadores a partir de questionários contextuais respondidos por estudantes sobre apoio familiar e fatos que ocorreram durante a pandemia. Foi construído um modelo de regressão linear múltipla, cujo resultado indica “desvantagem” para crianças do gênero feminino, não brancas, que já sofreram reprovação e que estudam com docentes sem a formação adequada indicada pelo Plano Nacional de Educação vigente. A análise das desvantagens apontadas pode auxiliar na elaboração de políticas voltadas para a qualidade educacional envolvendo aspectos de promoção da equidade e superação de desigualdades.
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