PERFORMANCE IN MATHEMATICS AND INEQUALITIES: FACTORS TO (RE) THINK AN EQUITABLE EDUCATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80732

Keywords:

Equity; Educational Inequality; Performance in Mathematics; SAEB.

Abstract

The article used microdata from the 2021 SAEB to verify the relationships and impacts of different variables on mathematics performance in the 5th year of elementary school for children in the public school system in the state of Rio de Janeiro. To this end, indicators were created based on contextual questionnaires answered by students about family support and facts that occurred during the pandemic. A multiple linear regression model is constructed, the result of which indicates a “disadvantage” for female, non-white children, who have already failed and who study with teachers without the appropriate training indicated by the current National Education Plan. Analysis of the disadvantages highlighted can help in the development of policies aimed at educational quality involving aspects of promoting equity and overcoming inequalities.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

André Luiz Regis de Oliveira, Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil, andre.regis.oliveira@gmail.com

Doutor em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020), mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da PUC-Rio (2015), especialista em ensino de Matemática - PED BRASIL pela Universidade Veiga de Almeida (2018) e graduado em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011). Teve sua formação inicial complementada por intercâmbio acadêmico internacional em 2011, na Universidad Autonoma de Madrid (Espanha), com bolsa do banco Santander. Faz parte do quadro permanente de professores do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - CAp/UFRJ, atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é membro do LaPraMe - Laboratório de Práticas Matemáticas para o Ensino - grupo de pesquisa vinculado ao PEMAT/UFRJ e atua como professor colaborador no curso de Especialização em Alfabetização e Letramento da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal. Coordena o projeto: "O lugar do erro no fazer e pensar matemática" e o curso de extensão "Fazer e pensar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental". Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: concepção de educação, avaliação, estratégias de aprendizagem, metodologias de ensino e ensino de matemática. Atualmente está como Coordenador Geral do CESPEB-UFRJ (Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica).

Emilia Carolina Bispo dos Santos Augusto, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, emiliacarolina@gmail.com

Professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica da rede federal de ensino atuando nos Anos Iniciais do Colégio Pedro II. Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação e Educação da UFRJ (PPGE/UFRJ). Formada em História pela Uerj e em Pedagogia pela UFRJ, possuo experiência na organização de acervos documentais, pesquisas de larga escala e análise de políticas públicas em educação. Atuei como bolsista de Capacitação Técnica e Científica da Faperj, no Colégio de Aplicação da UFRJ (CAP/UFRJ) na área de pesquisa educacional, organização de evento pedagógicos e prestação de contas de verbas públicas.

References

ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F. O efeito das escolas no aprendizado dos alunos: um estudo com dados longitudinais no Ensino Fundamental. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.3, p. 527-544, set./dez. 2008

ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educação e pesquisa, v. 39, n. 01, p. 177-194, 2013.

ANDRADE, R. J. de; SOARES, J. F. O efeito da escola básica brasileira. Estudos em Avaliação Educacional, p. 379-406, 2008.

BARNETT, W. S. Long-Term Cognitive and Academic Effects of Early Childhood Education on Children in Poverty. Preventive Medicine. Volume 27, Issue 2, Pages 204-207, March 1998.

BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF., 26 jun 2014. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Saeb 2021: Indicador de Nível Socioeconômico do Saeb 2021: nota técnica. Brasília, DF: Inep, 2023.

BONAMINO, A.; ALVES, F.; FRANCO, C. Os efeitos das diferentes formas de capital no desempenho escolar: um estudo à luz de Bourdieu e de Coleman. Revista Brasileira de Educação v. 15 n. 45 set./dez. 2010.

BROOKE, N.; CUNHA, M. A. A avaliação externa como instrumento da gestão educacional nos estados. Estudos & Pesquisas Educacionais, São Paulo, v. 2, p. 17-79, 2011.

BROOKE, N.; SOARES, J. F. (org.). Pesquisa em Eficácia Escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

CAMPOS, M. M.; FÜLLGRAF, J.; WIGGERS, V. A qualidade da educação infantil brasileira: alguns resultados de pesquisa. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 127, p. 87-128, jan./abr. 2006.

CAMPOS, M. M.; BHERING, E. B.; ESPOSITO, Y.; GIMENES, N.; ABUCHAIM, B.; VALLE, R.; UNBEHAUM, S. A contribuição da educação infantil de qualidade e seus impactos no início do ensino fundamental. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.37, n.1, 220p. 15-33, jan./abr. 2011.

CORREA, B. C. Considerações sobre qualidade na Educação Infantil. Cadernos de Pesquisa, n. 119, p. 85-112, julho/ 2003.

DAMASIO, B. F. Uso da análise fatorial exploratória em psicologia. Aval. psicol. [online]. vol.11, n.2, pp.213-228, 2012.

DE OLIVEIRA MENEZES, S. K.; FRANCISCO, D. J. Educação em tempos de pandemia: aspectos afetivos e sociais no processo de ensino e aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, p. 985-1012, 2020.

DE QUEIROZ, M.; DE SOUSA, F. G. A.; DE PAULA, G. Q. Educação e Pandemia: impactos na aprendizagem de alunos em alfabetização. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 4, p. 1-9, 2021.

DE SOUSA, L. M. A.; LEAL, M. V. S. Políticas públicas de formação docente e os reflexos na qualidade da educação. Epistemologia e Práxis Educativa-EPEduc, v. 5, n. 1, 2022.

ERNICA, M.; RODRIGUES, E. C.; SOARES, J. F.. Desigualdades Educacionais no Brasil Contemporâneo: Definição, Medida e Resultados. Dados, v. 68, n. 1, p. e20220109, mar. 2025. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dados/a/x4zKhjLQ5tv7Tx3RrWPtnjn/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 ago. 2024

FERREIRA FILHO, L. N.; DE ABREU, M. C. A.; NETO, F. E. P. Análise de indicadores docentes em escolas de alto e baixo desempenho da rede pública estadual do Ceará. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 1, n. 1, 2020.

FRANCO, C.; SZTAJN, P.; ORTIGÃO, M. I. R. Mathematics Teachers, Reform, and Equity: Results from the Brazilian National Assessment. Journal for Research in Mathematics Education, Vol. 38, No. 4 (Jul., 2007), pp. 393-419. 2007a.

FRANCO, C.; ORTIGÃO, I.; ALBERNAZ, A.; BONAMINO, A.; AGUIAR, G.; ALVES, F.; SÁTYRO, N. Qualidade e equidade em educação: reconsiderando o significado de “fatores intra-escolares”. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas Educacionais, Rio de Janeiro, v.15, n.55, p. 277-298, abr./jun. 2007b.

GIL, N. L. Reprovação escolar no Brasil: história da configuração de um problema político-educacional. Revista Brasileira de Educação, v. 23, p. e230037, 2018.

GIL, N. L. A quantificação da qualidade: algumas considerações sobre os índices de reprovação escolar no Brasil. Sociologias, v. 23, p. 184-209, 2021.

KOSLINSKI, M. C.; BARTHOLO, T. L. A pandemia e as desigualdades de oportunidades de aprendizagem na educação infantil. Estudos em Avaliação Educacional, v. 32, 2021.

KOSLINSKI, M. C., GOMES, R. C., RODRIGUES, B. L. C., ANDRADE, F. M. D.; BARTHOLO, T. L. Ambiente de aprendizagem em casa e o desenvolvimento cognitivo na educação infantil. Educação & Sociedade, 43, 2022.

LEON, F. L. L. de; MENEZES-FILHO, N. A. Reprovação, avanço e evasão escolar no Brasil. 2002.

LIMA, C. da C. de; RAMOS, M. E. N.; OLIVEIRA, A. L. R. de. Implementação de uma política educacional no contexto da pandemia de Covid-19: o REANP em Minas Gerais. Educar em Revista, v. 38, p. e78237, 2022.

NOGUEIRA, M. A. O Capital Cultural e a Produção das Desigualdades Escolares Contemporâneas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.51, e07468, 2021.

OLIVEIRA, A. G. de; REGIS, A. Desempenho e Infraestrutura: Mapeamento das Escolas Públicas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. In: III Congresso Ibero_Americano de Política e Administração da Educação, 2012, Zaragoza. Gestão Pedagógica e Política Educacional: desafios para a melhoria da formação e profissionalização dos educadores, 2012. v. 15.

OLIVEIRA, A. L. R. de. Entre a escola e a família: nuances de um (des) encontro. 2015. Dissertação (Mestrado em educação). Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

PHILLIPS, D. A.; LOWENSTEIN, A. E. Early care, education, and child development. Annual review of psychology, v. 62, n. 1, p. 483-500, 2011.

PINTO, P. R. O. Política de formação de professores em nível médio na modalidade normal: contribuições para pensar o contexto fluminense. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.

RIBEIRO, S. C. A pedagogia da repetência. Estudos avançados, v. 5, p. 07-21, 1991.

SAMMONS, P.; THOMAS, S.; MORTIMORE, P. Forging Links: Effective Schools and Effective Departments. Great Britain, Dorwyn Ltd. Rowlands Castle, Hants, 1997.

SOARES, J. F. Índice de desenvolvimento da Educação de São Paulo – IDESP: bases metodológicas. São Paulo Perspec., São Paulo, v. 23, n. 1, p. 29-41, jan./jun. 2009.

VARANI, A.; SILVA, D. C. A relação família-escola: implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 91, n. 229, p. 511-527, 2010.

XAVIER, F. P.; ALVES, M. T. G. Níveis de desempenho escolar: evidências de exclusão educacional. Revista Argumentos, [S.l.], v. 12, n. 1, p. 107-136, set. 2015.

Published

2024-12-20

How to Cite

OLIVEIRA, A. L. R. de; AUGUSTO, E. C. B. dos S. PERFORMANCE IN MATHEMATICS AND INEQUALITIES: FACTORS TO (RE) THINK AN EQUITABLE EDUCATION. Journal Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 3, p. 1551–1565, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i3.80732. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/80732. Acesso em: 22 dec. 2024.