RENDIMIENTO EN MATEMÁTICAS Y DESIGUALDADES: FACTORES PARA (RE) PENSAR UNA EDUCACIÓN EQUITATIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80732

Palabras clave:

Equidad; Desigualdad Educativa; Desempeño en Matemáticas; SAEB.

Resumen

El artículo utilizó microdatos del SAEB 2021 para verificar las relaciones y los impactos de diferentes variables en el rendimiento en matemáticas en el 5º año de la escuela primaria de niños del sistema escolar público del estado de Río de Janeiro. Para ello, se crearon indicadores a partir de cuestionarios contextuales respondidos por los estudiantes sobre el apoyo familiar y hechos ocurridos durante la pandemia. Se construye un modelo de regresión lineal múltiple, cuyo resultado indica una “desventaja” para las niñas, no blancas, que ya fracasaron y que estudian con profesores sin la formación adecuada que indica el actual Plan Nacional de Educación. El análisis de las desventajas destacadas puede ayudar en el desarrollo de políticas dirigidas a la calidad educativa que involucren aspectos de promoción de la equidad y superación de las desigualdades.

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Biografía del autor/a

André Luiz Regis de Oliveira, Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil, andre.regis.oliveira@gmail.com

Doutor em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020), mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da PUC-Rio (2015), especialista em ensino de Matemática - PED BRASIL pela Universidade Veiga de Almeida (2018) e graduado em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011). Teve sua formação inicial complementada por intercâmbio acadêmico internacional em 2011, na Universidad Autonoma de Madrid (Espanha), com bolsa do banco Santander. Faz parte do quadro permanente de professores do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - CAp/UFRJ, atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é membro do LaPraMe - Laboratório de Práticas Matemáticas para o Ensino - grupo de pesquisa vinculado ao PEMAT/UFRJ e atua como professor colaborador no curso de Especialização em Alfabetização e Letramento da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal. Coordena o projeto: "O lugar do erro no fazer e pensar matemática" e o curso de extensão "Fazer e pensar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental". Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: concepção de educação, avaliação, estratégias de aprendizagem, metodologias de ensino e ensino de matemática. Atualmente está como Coordenador Geral do CESPEB-UFRJ (Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica).

Emilia Carolina Bispo dos Santos Augusto, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, emiliacarolina@gmail.com

Professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica da rede federal de ensino atuando nos Anos Iniciais do Colégio Pedro II. Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação e Educação da UFRJ (PPGE/UFRJ). Formada em História pela Uerj e em Pedagogia pela UFRJ, possuo experiência na organização de acervos documentais, pesquisas de larga escala e análise de políticas públicas em educação. Atuei como bolsista de Capacitação Técnica e Científica da Faperj, no Colégio de Aplicação da UFRJ (CAP/UFRJ) na área de pesquisa educacional, organização de evento pedagógicos e prestação de contas de verbas públicas.

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Publicado

2024-12-20

Cómo citar

OLIVEIRA, A. L. R. de; AUGUSTO, E. C. B. dos S. RENDIMIENTO EN MATEMÁTICAS Y DESIGUALDADES: FACTORES PARA (RE) PENSAR UNA EDUCACIÓN EQUITATIVA. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 49, n. 3, p. 1551–1565, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i3.80732. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/80732. Acesso em: 22 dic. 2024.