DESEMPENHO EM MATEMÁTICA E DESIGUALDADES: FATORES PARA (RE) PENSAR UMA EDUCAÇÃO EQUITATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80732

Palavras-chave:

Equidade; Desigualdade Educacional; Desempenho em Matemática; SAEB

Resumo

O artigo utilizou microdados do SAEB de 2021 para verificar as relações e impactos de diferentes variáveis no desempenho em matemática no 5º ano do ensino fundamental de crianças da rede pública do estado do Rio de Janeiro. Para tal, foram criados indicadores a partir de questionários contextuais respondidos por estudantes sobre apoio familiar e fatos que ocorreram durante a pandemia. Foi construído um modelo de regressão linear múltipla, cujo resultado indica “desvantagem” para crianças do gênero feminino, não brancas, que já sofreram reprovação e que estudam com docentes sem a formação adequada indicada pelo Plano Nacional de Educação vigente. A análise das desvantagens apontadas pode auxiliar na elaboração de políticas voltadas para a qualidade educacional envolvendo aspectos de promoção da equidade e superação de desigualdades.

 

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Biografia do Autor

André Luiz Regis de Oliveira, Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil, andre.regis.oliveira@gmail.com

Doutor em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020), mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da PUC-Rio (2015), especialista em ensino de Matemática - PED BRASIL pela Universidade Veiga de Almeida (2018) e graduado em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011). Teve sua formação inicial complementada por intercâmbio acadêmico internacional em 2011, na Universidad Autonoma de Madrid (Espanha), com bolsa do banco Santander. Faz parte do quadro permanente de professores do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - CAp/UFRJ, atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental, é membro do LaPraMe - Laboratório de Práticas Matemáticas para o Ensino - grupo de pesquisa vinculado ao PEMAT/UFRJ e atua como professor colaborador no curso de Especialização em Alfabetização e Letramento da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal. Coordena o projeto: "O lugar do erro no fazer e pensar matemática" e o curso de extensão "Fazer e pensar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental". Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: concepção de educação, avaliação, estratégias de aprendizagem, metodologias de ensino e ensino de matemática. Atualmente está como Coordenador Geral do CESPEB-UFRJ (Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica).

Emilia Carolina Bispo dos Santos Augusto, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, emiliacarolina@gmail.com

Professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica da rede federal de ensino atuando nos Anos Iniciais do Colégio Pedro II. Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação e Educação da UFRJ (PPGE/UFRJ). Formada em História pela Uerj e em Pedagogia pela UFRJ, possuo experiência na organização de acervos documentais, pesquisas de larga escala e análise de políticas públicas em educação. Atuei como bolsista de Capacitação Técnica e Científica da Faperj, no Colégio de Aplicação da UFRJ (CAP/UFRJ) na área de pesquisa educacional, organização de evento pedagógicos e prestação de contas de verbas públicas.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

OLIVEIRA, A. L. R. de; AUGUSTO, E. C. B. dos S. DESEMPENHO EM MATEMÁTICA E DESIGUALDADES: FATORES PARA (RE) PENSAR UMA EDUCAÇÃO EQUITATIVA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 3, p. 1551–1565, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i3.80732. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/80732. Acesso em: 22 dez. 2024.