USO DO CELULAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM ATIVIDADE INVESTIGATIVA DE FUNÇÃO EXPONENCIAL

relato de uma experiência com Atividade Investigativa de Função Exponencial

Autores

  • Dielle Cruz da Costa Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil, diellecosta1@gmail.com https://orcid.org/0009-0009-1929-4655
  • Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil, rejane.faria@ufv.br https://orcid.org/0000-0002-2422-969X

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76002

Resumo

O presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência com uma atividade investigativa de Função Exponencial, mediada pelo aplicativo GeoGebra no celular. A proposta metodológica é de cunho qualitativo e os dados foram produzidos a partir da oficina “Relações da Função Exponencial e Covid-19: atividades investigativas com GeoGebra”, vivenciadas com alunos do primeiro ano do Ensino Médio integrado ao curso de técnico em informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará campus Castanhal, que compôs o cenário de pesquisa de mestrado ao qual este artigo é parte. Após essa etapa, os dados foram analisados a partir dos registros feitos pelos alunos no questionário aplicado no final da oficina. Nossas conclusões apontam que, se trabalhadas de forma adequada em um processo exploratório e interativo, atividades investigativas de matemática com tecnologias digitais podem contribuir para engajar os alunos na produção de conhecimento matemático.

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Biografia do Autor

Dielle Cruz da Costa, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil, diellecosta1@gmail.com

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2023). Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2019). Na graduação, recebeu o título de destaque acadêmico por ter obtido o maior coeficiente de rendimento da sua turma de graduação. Atualmente atua como professora de matemática na Educação Básica na rede pública de ensino em Maracanã - PA.

Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil, rejane.faria@ufv.br

Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (PPGE/UFV). Mestre (2012) e Doutora (2016) em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP - Rio Claro. Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes/RJ (2009). Membro do "NERO - Núcleo de Especialização em Robótica - UFV", do "GEPEMUV - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da Universidade de Viçosa - UFV" e do "GATE - Grupo de Atenção às Tecnologias na Educação - UFV". Membro da Diretoria Regional Mineira da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-MG).

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Publicado

2024-05-15

Como Citar

COSTA, D. C. da; FARIA, R. W. S. de C. USO DO CELULAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM ATIVIDADE INVESTIGATIVA DE FUNÇÃO EXPONENCIAL: relato de uma experiência com Atividade Investigativa de Função Exponencial. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 1, p. 178–195, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i1.76002. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76002. Acesso em: 29 jun. 2024.