USO DO CELULAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM ATIVIDADE INVESTIGATIVA DE FUNÇÃO EXPONENCIAL
relato de uma experiência com Atividade Investigativa de Função Exponencial
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76002Resumo
O presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência com uma atividade investigativa de Função Exponencial, mediada pelo aplicativo GeoGebra no celular. A proposta metodológica é de cunho qualitativo e os dados foram produzidos a partir da oficina “Relações da Função Exponencial e Covid-19: atividades investigativas com GeoGebra”, vivenciadas com alunos do primeiro ano do Ensino Médio integrado ao curso de técnico em informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará campus Castanhal, que compôs o cenário de pesquisa de mestrado ao qual este artigo é parte. Após essa etapa, os dados foram analisados a partir dos registros feitos pelos alunos no questionário aplicado no final da oficina. Nossas conclusões apontam que, se trabalhadas de forma adequada em um processo exploratório e interativo, atividades investigativas de matemática com tecnologias digitais podem contribuir para engajar os alunos na produção de conhecimento matemático.
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