INFÂNCIAS EM SITUAÇÃO DE RUA: INVISIBILIZAÇÃO, EDUCAÇÃO E SOBREVIVÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80574

Palavras-chave:

Infância; População em Situação de Rua; Pesquisa; Educação.

Resumo

Este artigo visa colocar em discussão o lugar-não-lugar das crianças que vivem em situação de rua na cidade do Rio de Janeiro e as tensões delineadas a partir da presença-ausência da educação em suas experiências de infância. Para isso, serão analisados dados sistematizados por diferentes instituições e crônicas produzidas a partir do encontro entre pesquisadora e crianças nas ruas da cidade, a fim de conhecer e dar a ver os sujeitos e suas existências por trás dos números. Argumenta-se que, embora a marginalização dessas infâncias se estruture na correlação entre diferentes configurações de crise, negação de direitos e processos de invisibilização, a educação construída nas ruas produz estratégias que viabilizam relações de filiação, garantem ajuda mútua e constituem famílias por meio do afeto enquanto elemento de luta e manutenção da vida.

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Biografia do Autor

Caroline Trapp de Queiroz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil , caroline.queiroz@uerj.br

Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Departamento de Estudos da Infância da Faculdade de Educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Infância em Perspectiva (GPIP). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

QUEIROZ, C. T. de. INFÂNCIAS EM SITUAÇÃO DE RUA: INVISIBILIZAÇÃO, EDUCAÇÃO E SOBREVIVÊNCIA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 3, p. 1650–1664, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i3.80574. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/80574. Acesso em: 21 dez. 2024.