INFÂNCIAS EM SITUAÇÃO DE RUA: INVISIBILIZAÇÃO, EDUCAÇÃO E SOBREVIVÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80574Palavras-chave:
Infância; População em Situação de Rua; Pesquisa; Educação.Resumo
Este artigo visa colocar em discussão o lugar-não-lugar das crianças que vivem em situação de rua na cidade do Rio de Janeiro e as tensões delineadas a partir da presença-ausência da educação em suas experiências de infância. Para isso, serão analisados dados sistematizados por diferentes instituições e crônicas produzidas a partir do encontro entre pesquisadora e crianças nas ruas da cidade, a fim de conhecer e dar a ver os sujeitos e suas existências por trás dos números. Argumenta-se que, embora a marginalização dessas infâncias se estruture na correlação entre diferentes configurações de crise, negação de direitos e processos de invisibilização, a educação construída nas ruas produz estratégias que viabilizam relações de filiação, garantem ajuda mútua e constituem famílias por meio do afeto enquanto elemento de luta e manutenção da vida.
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