EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: BREVES APONTAMENTOS PARA A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80301Palavras-chave:
Coordenação Pedagógica, Educação para Relações Étnico-Raciais., Lei 10.639/2003/ Lei 11.645/08.Resumo
O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa1 realizada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), entre os anos de 2022 e 2023, na cidade de Salvador-Ba. O objetivo da investigação-ação colaborativa, tecida com os sujeitos praticantes do cotidiano escolar da Rede Municipal de Educação (RME), foi descrever o papel estratégico da Coordenação Pedagógica na articulação de práticas educativas antirracistas pautadas na pluriversidade, dialogicidade e transversalidade, como compromisso ético-político de corresponsabilização e engajamento de uma comunidade escolar. Para tanto, esse estudo revela, a partir de uma abordagem qualitativa e da utilização de dispositivos como a pesquisa bibliográfica, documental e de diálogos formativos, possibilidades e apontamentos de intervenção pedagógica para coordenadores e coordenadoras pedagógicos (as), visando a implementação da Lei 10.639/03 e Lei 11.645/08 nos espaços/tempos formais de aprendizagens no campo da Educação Básica.
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