EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: BREVES APONTAMENTOS PARA A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80301

Palavras-chave:

Coordenação Pedagógica, Educação para Relações Étnico-Raciais., Lei 10.639/2003/ Lei 11.645/08.

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa1 realizada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), entre os anos de 2022 e 2023, na cidade de Salvador-Ba. O objetivo da investigação-ação colaborativa, tecida com os sujeitos praticantes do cotidiano escolar da Rede Municipal de Educação (RME), foi descrever o papel estratégico da Coordenação Pedagógica na articulação de práticas educativas antirracistas pautadas na pluriversidade, dialogicidade e transversalidade, como compromisso ético-político de corresponsabilização e engajamento de uma comunidade escolar. Para tanto, esse estudo revela, a partir de uma abordagem qualitativa e da utilização de dispositivos como a pesquisa bibliográfica, documental e de diálogos formativos, possibilidades e apontamentos de intervenção pedagógica para coordenadores e coordenadoras pedagógicos (as), visando a implementação da Lei 10.639/03 e Lei 11.645/08 nos espaços/tempos formais de aprendizagens no campo da Educação Básica. 

 

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Biografia do Autor

Carla Liane Nascimento dos Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, Bahia, Brasil, clnsantos@uneb.br.

Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Eliecilda da Conceição Souza, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, Bahia, Brasil, eliecildasouza@educacaosalvador.net.

Mestre em Educação pelo Programa de Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação e coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Salvador.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

SANTOS, C. L. . N. dos; SOUZA, E. da C. EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: BREVES APONTAMENTOS PARA A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 3, p. 1613–1630, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i3.80301. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/80301. Acesso em: 30 dez. 2024.