DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM E A AUDIODESCRIÇÃO: ELO NECESSÁRIO PARA UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS

UN LIEN NÉCESSAIRE VERS L'ÉDUCATION POUR TOUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80681

Palavras-chave:

Audiodescrição; Desenho Universal para a Aprendizagem; Acessibilidade; Inclusão.

Resumo

O presente artigo resulta da análise bibliográfica de produções científicas relacionando os temas desenho universal para a aprendizagem e audiodescrição. Sob uma perspectiva que considera essa tecnologia assistiva como uma ferramenta com grande potencial para assegurar o acesso, indistintamente, de todos os aprendizes aos recursos visuais, tão presentes em todos os campos e contextos da sociedade, com destaque para o espaço acadêmico. O desenho universal sugere a promoção de ambientes acessíveis para todos, e é com esta visão que se desenvolveu esta análise, com uma abordagem exploratória e com o objetivo principal de divulgar a audiodescrição como ferramenta que precisa ser inserida na prática pedagógica em sentido amplo, não restringindo apenas para o público da educação especial, mas também, porém como uma estratégia de inclusão universal. E com sugestão de estratégia para a efetivação deste elo, sugere-se ao docente a audiodescrição das representações no livro didático, por ser um recurso que se faz presente no material escolar de todos os estudantes da educação básica.

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Biografia do Autor

Maria Clementina de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente, SP, Brasil, phd.thina@gmail.com

Mestranda pela Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Câmpus de Presidente Prudente, especialista em Educação Especial pela Faculdade Michelangelo, em Libras pela Faculdade de Ciências, Educação e Tecnologia Darwin.

Eliana Lúcia Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil,eliana.ferreira@ufjf.br

Pós-doutora em Avaliação Educacional do Ensino pela Universidade Nacional do Ensino a distância - UNED-Espanha; Pós-doutora em Linguística com ênfase em Análise de discurso pela UNICAMP; Doutorado e mestrado em Educação Física pela UNICAMP; Professora Efetiva Titular do Depto. de Fundamentos da Faculdade de Educação Física (UFJF), Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - FACED/UFJF; professora colaboradora do Programa de Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI/UNESP e professora Líder do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância - NGIME/UFJF

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

OLIVEIRA, M. C. de; FERREIRA, E. L. DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM E A AUDIODESCRIÇÃO: ELO NECESSÁRIO PARA UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS : UN LIEN NÉCESSAIRE VERS L’ÉDUCATION POUR TOUS . Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 3, p. 1474–1483, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i3.80681. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/80681. Acesso em: 21 dez. 2024.