DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM E A AUDIODESCRIÇÃO: ELO NECESSÁRIO PARA UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS
UN LIEN NÉCESSAIRE VERS L'ÉDUCATION POUR TOUS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80681Palavras-chave:
Audiodescrição; Desenho Universal para a Aprendizagem; Acessibilidade; Inclusão.Resumo
O presente artigo resulta da análise bibliográfica de produções científicas relacionando os temas desenho universal para a aprendizagem e audiodescrição. Sob uma perspectiva que considera essa tecnologia assistiva como uma ferramenta com grande potencial para assegurar o acesso, indistintamente, de todos os aprendizes aos recursos visuais, tão presentes em todos os campos e contextos da sociedade, com destaque para o espaço acadêmico. O desenho universal sugere a promoção de ambientes acessíveis para todos, e é com esta visão que se desenvolveu esta análise, com uma abordagem exploratória e com o objetivo principal de divulgar a audiodescrição como ferramenta que precisa ser inserida na prática pedagógica em sentido amplo, não restringindo apenas para o público da educação especial, mas também, porém como uma estratégia de inclusão universal. E com sugestão de estratégia para a efetivação deste elo, sugere-se ao docente a audiodescrição das representações no livro didático, por ser um recurso que se faz presente no material escolar de todos os estudantes da educação básica.
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