JOVENS DE CABURI/AM E TENSIONAMENTOS DAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PÓS-ENSINO MÉDIO

O LOCAL DE MORADIA COMO MARCADOR DE DESIGUALDADES EDUCACIONAIS

Autores

  • Nadia Maciel Falcão Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil, falcao.nadia@gmail.com
  • Marlece Melo Fonseca Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil,Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0680-7556
  • Cláudio Gomes da Victória Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil,claudiovictoria@ufam.edu.br https://orcid.org/0000-0002-7616-228X
  • Daniele Silva de Almeida Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil, daniele.silva@ifam.edu.br https://orcid.org/0000-0002-7613-9733

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80619

Palavras-chave:

Jovens, Educação Escolar, Amazônia, Desigualdades Educacionais

Resumo

Este estudo aborda os tensionamentos das relações dos jovens de Caburi/AM com a continuidade da trajetória escolar no pós-ensino médio, destacando a importância do local de moradia na análise das desigualdades educacionais. A pesquisa qualitativa, de natureza empírica, valeu-se de questionário semiestruturado, observação direta e diário de campo para a coleta de dados. Os resultados apontam que a trajetória de escolarização dos jovens de Caburi/AM fica suspensa a partir da conclusão do ensino médio. Os jovens estão fora do sistema de ensino e a maioria declara não ter condições objetivas para o acesso ao ensino superior no contexto atual de suas vidas, haja vista a ausência de instituições que ofereçam este nível de ensino na Comunidade. Morar na Comunidade e continuar estudando é algo difícil de conciliar na perspectiva dos jovens.

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Biografia do Autor

Nadia Maciel Falcão, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil, falcao.nadia@gmail.com

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. Doutora em Educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Juventude, Educação e Trabalho na Amazônia.

Marlece Melo Fonseca, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil,Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Professora da Secretaria de Educação e Desporto Escolar do Amazonas.

Cláudio Gomes da Victória, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil,claudiovictoria@ufam.edu.br

Doutor em Educação. Professor do Departamento de Administração e Planejamento da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Juventude, Educação e Trabalho na Amazônia

Daniele Silva de Almeida, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil, daniele.silva@ifam.edu.br

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM; Mestrado em Letras e Artes pela Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas; Professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal do Amazonas - Campus Itacoatiara.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

FALCÃO, N. M.; FONSECA, M. M.; VICTÓRIA, C. G. da; ALMEIDA, D. S. de. JOVENS DE CABURI/AM E TENSIONAMENTOS DAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PÓS-ENSINO MÉDIO: O LOCAL DE MORADIA COMO MARCADOR DE DESIGUALDADES EDUCACIONAIS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 3, p. 1696–1710, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i3.80619. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/80619. Acesso em: 21 dez. 2024.