JOVENS DE CABURI/AM E TENSIONAMENTOS DAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PÓS-ENSINO MÉDIO
O LOCAL DE MORADIA COMO MARCADOR DE DESIGUALDADES EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80619Palavras-chave:
Jovens, Educação Escolar, Amazônia, Desigualdades EducacionaisResumo
Este estudo aborda os tensionamentos das relações dos jovens de Caburi/AM com a continuidade da trajetória escolar no pós-ensino médio, destacando a importância do local de moradia na análise das desigualdades educacionais. A pesquisa qualitativa, de natureza empírica, valeu-se de questionário semiestruturado, observação direta e diário de campo para a coleta de dados. Os resultados apontam que a trajetória de escolarização dos jovens de Caburi/AM fica suspensa a partir da conclusão do ensino médio. Os jovens estão fora do sistema de ensino e a maioria declara não ter condições objetivas para o acesso ao ensino superior no contexto atual de suas vidas, haja vista a ausência de instituições que ofereçam este nível de ensino na Comunidade. Morar na Comunidade e continuar estudando é algo difícil de conciliar na perspectiva dos jovens.
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