EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA AMAZÔNIA: O PROTAGONISMO E A RESISTÊNCIA DO JOVEM ALTERNANTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i1.72028

Resumo

Este artigo traz elementos de reflexão sobre a pedagogia da alternância. A partir de uma pesquisa bibliográfica, a produção teve como objetivo refletir sobre o papel dessa pedagogia no protagonismo dos alternantes das Casas Familiares Rurais (CFR) na Amazônia. Foi possível constatar uma proposição de educação do campo cujo princípio é a pedagogia da alternância e que concebe uma prática educativa emancipatória, voltada para o desenvolvimento regional, o que permite o protagonismo dos alternantes. Verificaram-se também experiências de Educação voltadas para o âmbito rural que vêm ao encontro das necessidades do homem amazônico. São projetos que elaboram e materializam seus currículos de acordo com a realidade dos povos amazônicos daquela região, e harmonizam os estudos com o trabalho das unidades produtivas.

PALAVRAS-CHAVE: Amazônia; Casa Familiar Rural; Jovem Alternante; Pedagogia da Alternância; Protagonismo Juvenil.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Poliana Fernandes Sena e Sousa, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém, Pará, Brasil, polianafernandessena@yahoo.com

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste Pará (2015). Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA (2013); Especialista em Educação Infantil pela Universidade de Curitiba- UNINTER (2013). Possui Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2011). Desempenhou a função de Diretora de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação/UFOPA e atualmente exerce o cargo de Procuradora Educacional Institucional.

Werlison Silva de Sousa, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém, Pará, Brasil, werlisonarcafar@gmail.com

É Mestrando em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE na Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. Atua como Supervisor de Ensino na Secretária Municipal de Educação de Juruti. É Técnico em Agropecuário pelo IFPA - Castanhal, Bacharelado em Administração, Graduado em Pedagogia e Tecnólogo em Gestão Ambiental pela Universidade Paulista - UNIP, Santarém. Possui especialização em pedagogia da alternância e desenvolvimento rural, pela Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, em gestão escolar, orientação e supervisão - FAMETRE.

 

 

Solange Helena Ximenes-Rocha, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém, Pará, Brasil, solange.rocha@ufopa.edu.br

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR/2007) com Pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/2017). É Professora Associada da Universidade Federal do Oeste do Pará e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (Doutorado em Educação), no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado em Educação) e no Curso de Licenciatura em Pedagogia. É líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores na Amazônia Paraense (Formazon/Cnpq) e desenvolve pesquisas sobre educação do campo e formação de professores.

 

Downloads

Publicado

2023-05-09

Como Citar

SOUSA, P. F. S. e; SOUSA, W. S. de; XIMENES-ROCHA, S. H. EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA AMAZÔNIA: O PROTAGONISMO E A RESISTÊNCIA DO JOVEM ALTERNANTE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 1, p. 200–215, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i1.72028. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/72028. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos