EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA AMAZÔNIA: O PROTAGONISMO E A RESISTÊNCIA DO JOVEM ALTERNANTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v48i1.72028Resumo
Este artigo traz elementos de reflexão sobre a pedagogia da alternância. A partir de uma pesquisa bibliográfica, a produção teve como objetivo refletir sobre o papel dessa pedagogia no protagonismo dos alternantes das Casas Familiares Rurais (CFR) na Amazônia. Foi possível constatar uma proposição de educação do campo cujo princípio é a pedagogia da alternância e que concebe uma prática educativa emancipatória, voltada para o desenvolvimento regional, o que permite o protagonismo dos alternantes. Verificaram-se também experiências de Educação voltadas para o âmbito rural que vêm ao encontro das necessidades do homem amazônico. São projetos que elaboram e materializam seus currículos de acordo com a realidade dos povos amazônicos daquela região, e harmonizam os estudos com o trabalho das unidades produtivas.
PALAVRAS-CHAVE: Amazônia; Casa Familiar Rural; Jovem Alternante; Pedagogia da Alternância; Protagonismo Juvenil.
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