INDICADORES DO PROCESSO DE POPULARIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS MINEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.79524Palavras-chave:
Divulgação Científica, Alfabetização Científica, Universidades Públicas, Análise Textual DiscursivaResumo
Este artigo é o recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento que tem como objetivo analisar o que dizem os documentos das universidades federais de Minas Gerais a respeito de como realizam a Divulgação Científica (DC). A pesquisa qualitativa documental utilizou como procedimento analítico a Análise Textual Discursiva - ATD, de acordo com Moraes e Galiazzi (2006). O corpus foi constituído das informações disponíveis nos meios de comunicação oficiais das instituições (ex: sites, canais no YouTube e Instagram, Facebook), excluindo, neste primeiro momento, os documentos normativos e operacionais (ex: PDI, Política de Comunicação, Portarias e Resoluções). Como resultado, foram identificadas seis categorias relacionadas à DC nas universidades federais mineiras: (i) estrutura institucional; (ii) meios de comunicação; (iii) eventos e iniciativas espontâneas; (iv) colaborações e parcerias; (v) acessibilidade e inclusão e (vi) políticas e diretrizes institucionais.
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