INDICADORES DO PROCESSO DE POPULARIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS MINEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.79524

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Alfabetização Científica, Universidades Públicas, Análise Textual Discursiva

Resumo

Este artigo é o recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento que tem como objetivo analisar o que dizem os documentos das universidades federais de Minas Gerais a respeito de como realizam a Divulgação Científica (DC). A pesquisa qualitativa documental utilizou como procedimento analítico a Análise Textual Discursiva - ATD, de acordo com Moraes e Galiazzi (2006). O corpus foi constituído das informações disponíveis nos meios de comunicação oficiais das instituições (ex: sites, canais no YouTube e Instagram, Facebook), excluindo, neste primeiro momento, os documentos normativos e operacionais (ex: PDI, Política de Comunicação, Portarias e Resoluções). Como resultado, foram identificadas seis categorias relacionadas à DC nas universidades federais mineiras: (i) estrutura institucional; (ii) meios de comunicação; (iii) eventos e iniciativas espontâneas; (iv) colaborações e parcerias; (v) acessibilidade e inclusão e (vi) políticas e diretrizes institucionais.

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Biografia do Autor

Tenisziara Moura Ferreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, tenisziara.ferreira@uftm.edu.br

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE-UFTM. Mestre em Inovação Tecnológica pelo Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica - PMPIT-UFTM. Técnica em Assuntos Educacionais na Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis - PROACE-UFTM.

Renato de Oliveira, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, renatooliveira@iftm.edu.br

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE – UFTM. Mestre em Ciências Fisiológicas pela UFTM. Especialista em Ensino de Ciências e Biologia pela UFU. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, daniel.ovigli@uftm.edu.br

Professor e Pesquisador - UFTM, Doutor em Educação para a Ciência pela Unesp, Docente permanente junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE-UFTM.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

FERREIRA, T. M.; OLIVEIRA, R. de; OVIGLI, D. F. B. INDICADORES DO PROCESSO DE POPULARIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS MINEIRAS . Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 3, p. 1827–1844, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i3.79524. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79524. Acesso em: 21 dez. 2024.