A divulgação científica nas universidades do grande ABC: inovações ou repetições de formatos?
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v19i1.36973Palavras-chave:
Comunicação. Inovação. Divulgação Científica. Universidades.Resumo
A divulgação científica é tão antiga quanto a própria ciência e, ao longo da história, os formatos de divulgação foram evoluindo, acompanhando o progresso das ciências e da tecnologia. As universidades, geradoras de conhecimento e propulsoras de pesquisa, têm importante papel na divulgação científica e fortalecimento desta cultura. O presente trabalho buscou investigar a atuação das universidades do Grande ABC (Universidade Metodista de São Paulo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Universidade Federal do ABC) no cenário da divulgação científica. O problema da pesquisa está em encontrar as ações de comunicação realizadas pelas universidades para essa atividade. Por meio de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, com utilização da análise documental e entrevistas com Pró-Reitores de Pesquisa, de Extensão e profissionais de comunicação foi possível inferir alguns resultados da pesquisa como: a divulgação científica está nas diretrizes organizacionais de todas universidades analisadas; entrevistados ressaltam a todo momento a importância dessa atividade e a obrigação de realizá-la de forma inovadora, com o objetivo de atingir seus públicos. Porém, as ações práticas não confirmam esse discurso, pois ainda são muito incipientes. Como conclusão, é possível apontar a fraca cultura de divulgação científica dentro das universidades do Grande ABC e o importante papel da comunicação organizacional para o fortalecimento desta.
Downloads
Referências
BUENO, W. C. O jornalismo científico no Brasil: os desafios de uma longa trajetória. In: PORTO, C. M. (Org). Difusão e cultura científica: alguns recortes. Salvador: EDUFBA, p. 113-125, 2009.
COSTA, M. C. R.; BORTOLIERO, S. O jornalismo científico na Bahia: a experiência da seção “observatório” do jornal A Tarde. Diálogos e Ciência: Revista da Rede de Ensino FTC, Salvador, v. 1 n. 12, 2010.
DELEUZE, G. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
DURANT, J. O que é alfabetização científica? In: MASSARANI, L.; TURNEY, J.;
MOREIRA, I. C. (Org.) Terra incógnita: a interface entre ciência e público. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, UFRJ, Casa da Ciência, Fiocruz, 2005.
EPSTEIN, I. Divulgação científica – 96 verbetes. São Paulo: Pontes, 2002.
FAPESP. Auxílios e bolsas apoiados pela FAPESP. São Paulo, SP, 2015. Disponível em: <http://www.bv.fapesp.br/pt/>. Acesso em: 14 mar. 2015.
HAGUETTE, T. M. F. Metodologias qualitativas na Sociologia. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
LEITE, M. Ciência: use com cuidado. Campinas: Editora da Unicamp, 2008.
PECHULA, M. R; GONÇALVES, E.; CALDAS, G. Divulgação científica: discurso, mídia e educação. Controvérsias e perspectivas. Redes. Com., Brasília, n. 7, p. 43-59, 2013.
ROSSETTI, R. Categorias de inovação para os estudos em Comunicação. Comunicação & Inovação, São Caetano do Sul, v. 14, n. 27, p. 63-72, jul./dez, 2013.
SAGAN, C. O mundo assombrado pelos demônios. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
VOGT, C. A espiral da cultura científica. Cultura científica, São Paulo, 2003. Disponível em: <http://www.comciencia.br/reportagens/cultura/cultura01.shtml>. Acesso em: 10 abr. 2015
UNIVERSIDADE Metodista de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em:
http://portal.metodista.br>. Acesso em: 15 abr. 2015.
UNIVERSIDADE Federal do ABC, São Paulo, 2012. Disponível em:. Acesso em: 13 abr. 2015.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.