Foco e Escopo

A Comunicação & Informação é um periódico científico do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Universidade Federal de Goiás (UFG). Em 2019, a revista Comunicação & Informação inicia o processo de publicação em fluxo contínuo. Além dessa modalidade, poderá publicar, sempre que conveniente, edições especiais.

A Revista abrange várias temáticas, como mídia e processos culturais, cidadania, informação, novas tecnologias, poder e sociedade, estudos interdisciplinares, comunicação e divulgação científica, além de novas tendências da pesquisa em Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Cinema, Audiovisual, Ciência da Informação e Gestão da Informação.

Tem como objetivo ser um importante veículo publicado no Brasil para divulgação de pesquisa de qualidade na área. Trata-se de publicação de trabalhos inéditos, podendo aprovar artigos de áreas correlatas. Entende-se por trabalhos inéditos aqueles que não tenham sido publicados, ou não estejam em processo de avaliação em outros periódicos. 

Este periódico é publicado na versão eletrônica, mas poderá, eventualmente, ter uma versão no formato impresso, ambos sem fins lucrativos e de acesso livre e aberto. A versão impressa, quando publicada, será distribuída para pesquisadores, profissionais, bibliotecas e instituições governamentais de todo o Brasil, que tenham atuação no campo da comunicação e informação.

Processo de Avaliação pelos Pares

O caráter científico de uma revista, bem como a qualidade do que se é veiculado, depende da qualificação dos seus avaliadores. A Revista Comunicação & Informação conta com um corpo editorial científico de destacado nível acadêmico.
Todos os artigos submetidos para publicação na revista são apreciados pelo corpo editorial em um sistema double blind, isto é, haverá dois avaliadores anônimos para os autores e que igualmente não receberão qualquer informação sobre os autores e os demais avaliadores.
Além disso, a escolha dos avaliadores é feita pelo editor responsável e por, pelo menos, um editor associado que tenha mais familiaridade com a área temática do artigo. Todas as avaliações são lidas pelo editor e por um dos editores associados, que produzem uma opinião final sobre o artigo e sobre as alterações necessárias, conforme o caso.

Periodicidade

A Revista Comunicação e Informação, a partir de 2019, é uma publicação em fluxo contínuo por artigo. Isso significa que, na medida que os artigos estiverem prontos para publicação já serão disponibilizados no sistema da revista, para que os autores não tenham que aguardar os demais artigos serem apreciados pelos avaliadores. A Revista Comunicação e Informação inova ao iniciar a publicação em fluxo contínuo, um modelo praticado internacionamente que agiliza o fluxo da divulgação das pesquisas científicas. 

Política de Acesso Livre

Todos os artigos da revista estão disponíveis para acesso aberto e livre recuperação. Os autores detêm responsabilidades pelo conteúdo de seus artigos. Os direitos autorais devem ser respeitados e os artigos devem ser propriamente citados. Os artigos podem ser parcial ou totalmente reproduzidos para fins não lucrativos. Permissão para o uso para propósitos lucrativos devem ser obtidos junto ao editor chefe da revista.

Política de retratação

A equipe do periódico mantém os leitores e colaboradores informados sobre as medidas tomadas para assegurar fundamentos e o processo de avaliação, deixando o acesso as políticas editoriais disponível e atualizado.  Desta maneira, em caso de detecção de fraudes ou plágio nos trabalhos durante a avaliação prévia a Revista irá rejeitar o manuscrito e irá contatar o (os) autor (es) para que possa (m) esclarecer ou retratar-se do problema.

Em caso de detecção de problemas em artigos já publicados a Revista irá recolher o estudo e publicará nota editorial informando aos leitores o motivo da retratação.

Política Antiplágio

Antes de serem enviados aos pares, os artigos submetidos à revista Comunicação & Informação serão verificados por softwares para identificação de plágio. Os autores devem garantir a originalidade dos manuscritos e caso utilizem artigos de outros autores que eles sejam devidamente citados e referenciados. Praticar plágio em todas as suas formas é um comportamento editorial antiético e inadmissível. Desta forma, é possível que os autores recebam eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido, referente às possíveis não conformidades apontadas pelos softwares utilizados.

Caso o plágio seja realmente comprovado, o(s) autor(es) envolvidos não poderão mais submeter artigos para a revista Comunicação & Informação.

A revista Comunicação & Informação utiliza o software PLAGIUS para avaliação quanto ao teor de plágio dos trabalhos submetidos.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente seu conteúdo ao público de maneira a democratizar o conhecimento. Os textos publicados serão licenciados sob a Licença Creative Commons, sendo possível a qualquer interessado compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) ou adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material), desde que seja dado o crédito apropriado aos autores, indicar se houve modificações e não seja usado com caráter comercial.

 

Regulamento da Revista

O regulamento da revista Comunicação & Informação pode ser acessado aqui.