Sobre a Revista

Foco e escopo

A Comunicação & Informação é um periódico científico do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Universidade Federal de Goiás (UFG), avaliado com Qualis B2 (2017-2020). A revista abrange temáticas relacionadas à mídia e processos culturais, cidadania, informação, novas tecnologias, poder e sociedade, estudos interdisciplinares, comunicação e divulgação científica, além de novas tendências da pesquisa em Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Cinema, Audiovisual, Ciência da Informação e Gestão da Informação.

Tem como objetivo ser um importante veículo publicado no Brasil para divulgação de pesquisa de qualidade na área. Trata-se de publicação de trabalhos inéditos, podendo aprovar artigos de áreas correlatas. Entende-se por trabalhos inéditos aqueles que não tenham sido publicados, ou não estejam em processo de avaliação, em outros periódicos. 

Este periódico é publicado na versão eletrônica, mas poderá, eventualmente, ter uma versão no formato impresso, ambos sem fins lucrativos e de acesso livre e aberto. A versão impressa, quando publicada, será distribuída para pesquisadores, profissionais, bibliotecas e instituições governamentais de todo o Brasil, que tenham atuação no campo da comunicação e da informação.

História

A revista científica Comunicação & Informação foi lançada em 1998, inicialmente vinculada ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação (NPCI) da então Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O contexto era de amadurecimento acadêmico do campo, marcado pela consolidação institucional da área na universidade. Em 1997,  o Departamento de Comunicação (Decom) do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) foi transformado em Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia - hoje Faculdade de Comunicação e Informação (FIC), mudança que fortaleceu o debate acadêmico e incentivou a concepção da revista científica. 

Com o objetivo de estimular a produção intelectual, promover o intercâmbio acadêmico, fomentar a interlocução científica e socializar o conhecimento produzido nas áreas da Comunicação e da Informação, o periódico semestral foi lançado com o apoio da então diretora da Facomb, Maria Auxiliadora Andrade de Echegaray, e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFG, professor José Luiz Domingues. O primeiro editor foi o professor Magno Medeiros, coordenador do NPCI e presidente do Conselho Editorial.

Nos primeiros anos de circulação, a Comunicação & Informação publicou artigos e entrevistas de pesquisadores(as) de reconhecimento internacional, como Guillermo Orozco Gómez (México), Jorge Huergo Fernández (Argentina), Jorge Cardoso Castro (Espanha), além de renomados(as) pesquisadores(as) brasileiros(as), como José Manuel Moran, Ismar de Oliveira Soares, Murilo César Ramos, Maria Immacolata Vassalo Lopes, Sílvia Borelli, Maria Aparecida Baccega, José Marques de Melo, Cicília Peruzzo, entre outros.

Em 2001, o professor Júlio Afonso Sá de Pinho Neto assumiu a edição do periódico científico, que a partir de então contou com a colaboração de diversos docentes na função. Dentre eles(as), destacam-se Maria Luiza Martins de Mendonça, Ana Carolina Temer, Suely Henrique de Aquino, Lisandro Nogueira, Simone Antoniaci Tuzzo, Daniel Christino, João de Melo Maricato, Luiz Signates, Ângela Moraes, Claudomilson Fernandes Braga, Dalton Lopes Martins, Janaína Jordão, Lara Satler, Douglas Cordeiro de Farias e, mais recentemente, Luciane Agnez.

Em 2007, a revista foi institucionalmente vinculada ao recém-criado Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFG. Em 2019, passou a integrar o Portal de Periódicos da universidade, adotou o sistema de submissão em fluxo contínuo e incorporou uma nova versão do Open  Journal  System  (OJS), de código aberto, que ampliou a transparência e a organização do processo editorial.

Desde a sua fundação, a Comunicação & Informação se digitalizou, aprimorou os mecanismos de indexação, publicou centenas de artigos, entrevistas e dossiês. Ao longo de três décadas, consolidou-se como um espaço de debate acadêmico no seu campo de conhecimento.

Periodicidade

Em 2019 a revista Comunicação & Informação iniciou o processo de publicação em fluxo contínuo. Isso significa que, na medida em que os artigos estiverem prontos para publicação, já serão disponibilizados no sistema da revista, para que os autores com artigos aprovados não tenham que aguardar os demais ainda em processo de avaliação, serem apreciados pelos avaliadores. Além dessa modalidade, a revista poderá publicar, sempre que conveniente, edições especiais.

Sponsors

 

 

Políticas Editoriais 

Políticas de Seção

A revista Comunicação & Informação  aceita trabalhos originais e inéditos (de autoria individual ou coletiva), em fluxo contínuo. A publicação está condicionada à avaliação de pareceristas e do Comitê Editorial. Artigos apresentados ou publicados previamente em atas ou anais de congressos devem possuir alterações que garantam informação nova, de modo que o teor de originalidade não seja prejudicado. Os autores de artigos desse tipo devem explicitar, na parte de comentário para o editor, no que consistiram as mudanças, para que a revista avalie se aceita ou não o trabalho. 

Outros tipos de artigos não originais, isto é, já publicados, só serão aceitos em caso de edição esgotada ou de tradução para uma língua diferente da original. Serão avaliados trabalhos assinados por doutores, em autoria única ou em coautoria com doutorandos, mestres ou mestrandos e graduados. Essa restrição não se aplica à submissão de resenhas, que podem ser assinadas por doutorandos, mestres ou  mestrandos.

 

Seções da revista: 

  • Artigos: textos originais que apresentam resultados de pesquisas acadêmicas, com rigor metodológico e teórico. Devem contribuir de forma significativa com o campo de estudos da revista, sendo avaliados no sistema de revisão por pares (peer review). Entre 40 mil e 60 mil caracteres com espaço.
  • Resenhas: análises críticas de obras recentes (livros, filmes, exposições etc.) relevantes à área temática da revista. Têm como objetivo informar e estimular o debate acadêmico, contextualizando a obra e discutindo suas contribuições. Entre 8 mil e 15 mil caracteres com espaço.
  • Entrevistas: diálogos conduzidos com pesquisadores, autores ou personalidades cujas trajetórias ou ideias contribuam com o debate científico ou cultural. Devem ter caráter informativo e analítico, destacando aspectos relevantes à comunidade acadêmica. Entre 8 mil e 15 mil caracteres com espaço.
  • Ensaios: textos reflexivos com maior liberdade de estilo e abordagem, que discutem ideias, conceitos ou temas relevantes, desenvolvidos por autores convidados. Devem apresentar argumentação consistente e embasamento teórico. Entre 40 mil e 60 mil caracteres com espaço.
  • Dossiês temáticos: conjuntos de textos reunidos em torno de um tema específico organizados por editores convidados ou pelo corpo editorial. Incluem artigos, ensaios ou outras contribuições que dialogam entre si, aprofundando um debate relevante para a área da revista. Os dossiês são organizados a partir de chamadas específicas para publicação. Entre 40 mil e 60 mil caracteres com espaço cada texto do dossiê.

 

Política de quarentena 

Com o objetivo de assegurar a diversidade de vozes autorais e promover uma distribuição equitativa do espaço editorial, a revista adota a seguinte política de quarentena:

  • Autores(as) com textos publicados na seção de Artigos deverão respeitar um intervalo mínimo de um ano — não sendo permitida a publicação de mais de um trabalho na mesma edição — antes de submeterem nova contribuição como autor(a) principal nessa seção.

Essa regra aplica-se exclusivamente à seção de Artigos e não impede a participação em outras seções da revista, como Resenhas, Entrevistas ou Ensaios, salvo indicação contrária sinalizada pelas normas específicas de cada seção.

A revista se reserva o direito de avaliar casos excepcionais, especialmente quando o texto proposto estiver vinculado a dossiês temáticos ou convites editoriais.

 

Política de direito autoral 

Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação & Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, licenciada sob a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria. 

Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se, aos autores, informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Comunicação & Informação, bem como citar as referências completas desta publicação.

O conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores dos mesmos.

A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. 

A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.

Toda a comunidade científica e acadêmica tem acesso irrestrito aos conteúdos publicados na revista. Os trabalhos podem ser livremente lidos, baixados, impressos e citados, uma vez que não há cobrança de quaisquer taxas relativas à submissão, avaliação por pares, publicação, distribuição ou disponibilização on-line.

 

Política de privacidade 

No contexto do processo editorial (submissão, avaliação, publicação e disseminação de artigos), a privacidade se articula com princípios como anonimato, avaliação duplo-cega, ciência aberta, transparência, anonimização de dados e metadados, entre outros. Embora essa coexistência possa parecer contraditória, ela revela a importância de manter a impessoalidade na avaliação técnica dos manuscritos, ao mesmo tempo em que se busca garantir abertura e responsabilidade nos processos científicos.

Nomes, afiliações institucionais e e-mails são divulgados pela Comunicação & Informação com o objetivo de reforçar a transparência editorial e facilitar a comunicação entre autores(as), avaliadores(as), revisores(as) e editores(as). As informações contidas nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva de seus(as) autores(as), que devem observar a legislação vigente sobre privacidade e proteção de dados pessoais.

A Comunicação & Informação não compartilha com terceiros os dados de autores(as) ou avaliadores(as). No entanto, os dados coletados durante os processos de submissão e avaliação podem ser utilizados, de forma anonimizada, para fins estratégicos e de gestão editorial.

Esta Política de Privacidade está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018) e outras normas correlatas. Seu conteúdo estará disponível no sistema de submissão da revista e a concordância com seus termos será condição necessária para a conclusão do processo de submissão de artigos.

 

Processo de avaliação por pares

Todos os trabalhos recebidos passam por uma análise prévia da Comissão Editorial, para avaliar a pertinência da submissão, quanto ao escopo, à originalidade (com uso de software antiplágio) e às normas da revista. Os trabalhos então aceitos nesta primeira instância são encaminhados, por meio de sistema de avaliação cega (sem referência à autoria), para avaliação de pareceristas, membros do Conselho Científico ou pareceristas ad hoc, no modelo de revisão por pares duplo-cega. 

A aprovação ou reprovação ocorre por meio da obtenção de dois pareceres com a mesma recomendação. Caso os dois primeiros pareceres tenham divergência nesse aspecto, a revista irá obter uma avaliação de desempate. 

Os trabalhos poderão ser aprovados, reprovados ou aprovados sob a condição de que sejam feitas mudanças especificadas pelos avaliadores. No último caso, os autores devem realizar os ajustes necessários e retornar o texto para a revista, para a avaliação das alterações conforme solicitado. A decisão final sobre a publicação é de responsabilidade da Comissão Editorial.

A escolha dos avaliadores é feita pelo(a) editor(a) responsável e por, pelo menos, um/a editor/a associado/a que tenha mais familiaridade com a área temática do artigo. Todas as avaliações são lidas pelo(a) editor(a) e por um dos(as) editores(as) associados(as), que emitem uma opinião final sobre o trabalho e sobre as alterações necessárias, conforme o caso. 

Autores(as) com trabalhos aceitos e já publicados podem ser convidados(as) pela Comissão Editorial a colaborar com a revista por meio de avaliação de outros manuscritos, desde que já sejam doutores e especialistas na temática dos manuscritos em questão.

Os(as) avaliadores(as) são orientados(as) a não carregarem um manuscrito recebido ou qualquer parte dele em uma ferramenta de IA generativa, pois isso pode violar a confidencialidade, os direitos autorais e, eventualmente, os direitos de privacidade de dados. 

 

Política de retratação 

A equipe do periódico mantém os leitores e colaboradores informados sobre as medidas tomadas para assegurar o processo de avaliação, deixando o acesso às políticas editoriais atualizadas disponíveis.  Desta maneira, em caso de detecção de fraudes ou plágio nos trabalhos durante a avaliação prévia, a revista irá rejeitar o manuscrito e irá contatar o(os) autor(es) para que possa(m) esclarecer ou retratar-se do problema.

Em caso de detecção de problemas em trabalhos já publicados, a revista irá recolher o estudo e publicará nota editorial informando, aos leitores, o motivo da retratação.



Política de acesso aberto 

A Comunicação & Informação é um periódico de acesso aberto via diamante, o que significa que não são cobradas dos autores quaisquer taxas para submissão, avaliação ou publicação. Além disso, todo o conteúdo está disponível gratuitamente para qualquer leitor. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos trabalhos ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso Creative Commons utilizada pelo periódico, qual seja a atribuição do devido crédito aos autores (citações). Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).

 

Política de plágio e similaridade

Como parte das ações para promover a integridade acadêmica, antes de serem enviados aos pares, os artigos submetidos à revista Comunicação & Informação serão verificados por meio dos softwares CopySpider, Similarity Check ou similar para identificação de similaridade. Não existe uma porcentagem aceitável de similaridade, sendo cada caso analisado de maneira individual.

Os autores devem garantir a originalidade dos manuscritos e, caso utilizem artigos de outros autores, estes sejam devidamente citados e referenciados.

Praticar plágio em todas as suas formas é um comportamento editorial antiético e inadmissível. Desta forma, é possível que os autores recebam eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido, referente às possíveis não conformidades apontadas pelos softwares utilizados.

Caso o plágio seja realmente comprovado, o(s) autor(es) envolvidos(as) não poderão mais submeter artigos para a revista Comunicação & Informação

 

Política do uso de IA na escrita científica 

Esta política estabelece diretrizes no que tange ao uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) na produção de documentos científicos, visando garantir a integridade acadêmica, a transparência e a responsabilidade dos autores.    

PARA AUTORES:

Autoria: ferramentas de inteligência artificial não se qualificam para autoria, não podendo ser incluídas como coautoras.  

Responsabilidade e integridade: a utilização da IA precisa ser cuidadosamente supervisionada pelos(as) autores(as), que devem verificar rigorosamente a precisão e a veracidade de qualquer conteúdo gerado por IA. A revista Comunicação & Informação entende que a responsabilidade pelo conteúdo do artigo recai sobre as pessoas que o assinam. 

Autenticidade e originalidade: autores(as) que empregam IA para gerar ou analisar conteúdo devem garantir que seu trabalho contribui de forma significativa para o campo de estudo. Os(as) autores(as) são, portanto, inteiramente responsáveis pela precisão e originalidade do trabalho.

Declaração e transparência do uso de IA: todos os(as) autores(as) dos manuscritos que utilizam IA, independente da etapa da pesquisa ou da redação dos resultados, devem declarar o uso em nota de rodapé na primeira página do artigo, incluindo:

  • O nome e a versão da ferramenta ou sistema utilizado.
  • A finalidade específica do uso (ex.: geração de resumos, revisão gramatical, auxílio na estruturação do texto).
  • A extensão do uso, incluindo a porcentagem estimada do conteúdo gerado ou modificado pela IA. 

Limitações: em caso de utilização de IA como ferramenta de pesquisa, os(as) autores(as) devem discutir no texto as limitações e potenciais vieses. 

PARA AVALIADORES: é proibido carregar um manuscrito recebido para avaliação ou qualquer parte dele em uma ferramenta de IA generativa, uma vez que isso pode violar a confidencialidade, os direitos autorais e, eventualmente, os direitos de privacidade de dados.

Entendemos que ferramentas de IA não possuem criticidade, podendo gerar confabulações. As confabulações se referem às informações fornecidas por IA, que parecem plausíveis, mas não correspondem à realidade ou veracidade. Portanto, há um risco real de que essa tecnologia possa gerar conclusões equivocadas, comprometendo uma decisão justa sobre o aceite do manuscrito. 

 

Fluxo Editorial 

O fluxo da Comunicação & Informação segue os seguintes passos: 

1 - O processo editorial tem início com a submissão do artigo pelo autor via sistema OJS da revista. Não serão recebidos manuscritos enviados por e-mail ou por outros meios, senão pelo sistema OJS, o que garante o backup do histórico da submissão, a transparência dos procedimentos e o acompanhamento dos prazos e métricas que garantem a qualidade do trabalho editorial;

2 - Todos os manuscritos submetidos passam por uma análise preliminar, que consiste na verificação da adequação do texto ao escopo da revista Comunicação & Informação e de critérios mínimos de qualidade. Todas as submissões serão verificadas por meio dos softwares CopySpider, Similarity Check ou similar para identificação de similaridade. Não existe uma porcentagem aceitável de similaridade, sendo cada caso analisado de maneira individual. Pode ocorrer que após essa etapa, sejam requeridas correções aos autores, sem que o manuscrito seja rejeitado ou aceito de imediato. No caso de rejeição, os(as) autores(as) serão contatados e receberão o parecer. 

3 - Assim que o manuscrito for considerado aceito na análise preliminar, ele é enviado para dois especialistas para a avaliação double peer review (revisão por pares duplo cego). Caso haja divergência entre eles, o editor pode considerar enviar o manuscrito para um terceiro avaliador;

4 - Finalizadas as avaliações externas, o editor faz a checagem das sugestões obtidas e ele mesmo pode incluir mais pedidos de adequações aos autores. O texto é enviado para que os autores realizem as correções;

5 - O editor valida as correções ou repete o pedido de adequações, até que o texto seja aceito;

6 - O manuscrito é enviado para edição de texto e de layout e em seguida é publicado. A revista Comunicação & Informação possui periodicidade de fluxo contínuo, o que quer dizer que os artigos são publicados assim que aprovados em todas as etapas do fluxo editorial, sem que haja necessidade de fechamento de um número semestral ou anual.

Abaixo deixamos um fluxograma que ilustra como ocorre o processo editorial:

 

Política de Preservação Digital 

A revista Comunicação & Informação, por meio do Portal de Periódicos da UFG, faz parte da Rede Cariniana do Ibict que oferece serviços de preservação digital para várias instituições brasileiras. Os serviços da Cariniana estão voltados ao arquivamento digital, a partir do modelo do Programa LOCKSS, desenvolvido pela Stanford University Libraries.

Os princípios que regem a preservação digital se referem a:

  • Autenticidade: os documentos científicos são preservados e protegidos de alterações intencionais ou acidentais, corrupção ou perda.
  • Integridade: as ações e atividades realizadas sobre os documentos científicos no fluxo editorial são registradas nos respectivos metadados.
  • Confiabilidade: a política, os processos e procedimentos de preservação e suas atualizações seguem padrões e boas práticas da Rede Cariniana.
  • Usabilidade: os documentos científicos preservados são localizáveis, acessíveis, interoperáveis e reutilizáveis de acordo com padrões e boas práticas.
  • Acesso aberto: os documentos científicos preservados são de acesso aberto segundo a licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0.
  • Fluxo: a preservação é parte do fluxo editorial da revista e se aplica às diferentes etapas do processo.