TECENDO CAMINHOS: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR DE ADOLESCENTES EM MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO NO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80653

Palavras-chave:

Socioeducação; Escola; Privação de Liberdade; Racismo.

Resumo

As análises presentes neste artigo integram uma pesquisa qualitativa embasada pelo diálogo entre a cartografia psicossocial e a etnografia em educação, que discute os processos de escolarização em unidades de internação do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do estado do Rio de Janeiro (DEGASE). A partir de entrevistas realizadas com adolescentes do gênero masculino em privação de liberdade em 2021, o artigo tem como objetivo refletir sobre a educação e o papel da escola nesses espaços. As análises apontam para uma escola da falta de aulas presenciais, de professores/as, de rotina escolar e uma escola da grade, que reproduz o cárcere e os mecanismos disciplinadores. No entanto, o relato dos jovens também demonstra que a escola ainda é um espaço privilegiado de aprendizagens e perspectivas de futuro.

 

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Biografia do Autor

Daylane da Silva de Souza, Prefeitura Municipal de Petrópolis, Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil, daylanesssouza@gmail.com

Pedagoga pela Universidade Federal Fluminense. Atua como professora na Prefeitura Municipal de Petrópolis. Pesquisa a situação de exclusão socioeducacional de adolescentes privados de liberdade.

Sandra Maciel de Almeida, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, sandramaciel@id.uff.br

Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFF. Pesquisadora do Núcleo de Etnografia, Educação e Justiça Social. Desenvolve pesquisas de abordagem etnográfica voltadas para a escolarização de adolescentes cumprindo medidas socioeducativas de internação.

Jimena de Garay Hernández, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, jime.degaray@gmail.com

Professora adjunta do Instituto de Psicologia da UERJ. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social (UERJ). Doutora em Psicologia Social. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Subjetividades e Instituições em Dobras (GEPSID/UERJ).

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

SOUZA, D. da S. de; ALMEIDA, S. M. de; HERNÁNDEZ, J. de G. TECENDO CAMINHOS: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR DE ADOLESCENTES EM MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO NO RIO DE JANEIRO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 3, p. 1665–1680, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i3.80653. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/80653. Acesso em: 21 dez. 2024.