TECENDO CAMINHOS: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR DE ADOLESCENTES EM MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO NO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80653Palavras-chave:
Socioeducação; Escola; Privação de Liberdade; Racismo.Resumo
As análises presentes neste artigo integram uma pesquisa qualitativa embasada pelo diálogo entre a cartografia psicossocial e a etnografia em educação, que discute os processos de escolarização em unidades de internação do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do estado do Rio de Janeiro (DEGASE). A partir de entrevistas realizadas com adolescentes do gênero masculino em privação de liberdade em 2021, o artigo tem como objetivo refletir sobre a educação e o papel da escola nesses espaços. As análises apontam para uma escola da falta de aulas presenciais, de professores/as, de rotina escolar e uma escola da grade, que reproduz o cárcere e os mecanismos disciplinadores. No entanto, o relato dos jovens também demonstra que a escola ainda é um espaço privilegiado de aprendizagens e perspectivas de futuro.
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