FINANCIAMENTO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS – DETERMINANTES ECONÔMICOS E POLÍTICOS

Autores

  • Roberto Leher Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil, leher.roberto@gmail.com
  • Maria Rosimary Soares dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, m.rosimary@gmail.com http://orcid.org/0000-0001-5886-8003

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.62189

Resumo

O artigo propugna e examina uma terceira fase no sistema de acumulação neoliberal no Brasil, cujo marcador temporal é o impeachment ilegítimo de 2016. Sustenta que a compreensão da situação orçamentária das universidades federais e do sistema de ciência e tecnologia exige o método histórico, articulando economia e política, não para buscar as continuidades, mas as diferenças específicas. A investigação do orçamento do Estado Federal permite indicar que a Emenda Constitucional no 95/2016 engendra um novo momento das contas públicas no qual as universidades federais deixam de receber os aportes orçamentários necessários ao seu desenvolvimento institucional, conformando uma tendência estrutural que exigira novas abordagens para a defesa da educação pública no país. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Leher, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil, leher.roberto@gmail.com

Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro na linha Políticas e Instituições Educacionais. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1998), desenvolve pesquisa em políticas públicas em educação. Integra Comitês Editoriais de vários periódicos. Professor colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes. Bolsista Sênior da Cátedra sobre desenvolvimento IPEA-CAPES (2011 e 2012), pesquisador do CNPq e bolsista do programa Cientistas de Nosso Estado - FAPERJ (até 07 - 2018), Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (julho de 2015 a julho de 2019).

Maria Rosimary Soares dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, m.rosimary@gmail.com

Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação pela Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” (2007). Integra o Grupo de Pesquisa e Estudos sobre a Educação Superior (GEPES/UFPA), o Grupo Política e Administração de Sistemas Educacionais PASE/UFMG e a rede de pesquisadores Universitas/Br. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão da Faculdade de Educação-UFMG.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

LEHER, R.; SANTOS, M. R. S. dos. FINANCIAMENTO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS – DETERMINANTES ECONÔMICOS E POLÍTICOS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 45, n. 2, p. 220–239, 2020. DOI: 10.5216/ia.v45i2.62189. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62189. Acesso em: 28 mar. 2024.