(RE)PLANEJANDO AULAS DE CIÊNCIAS: O CONTEXTO DE UM CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO DE GOIÂNIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.41933Palabras clave:
adolescentes em conflito com a lei, ensino de ciências, planejamento escolar.Resumen
Este trabalho objetiva compreender como as aulas de Ciências são planejadas em um Centro de Atendimento Socioeducativo de Goiânia-GO, no qual se encontram adolescentes em conflito com a lei, privados e restritos de liberdade enquanto cumprem a medida socioeducativa de internação. Com o intento de abarcar e subsidiar a compreensão de elementos que partem da vida cotidiana dos participantes, percebe-se a necessidade de uma abordagem qualitativa nos moldes da pesquisa participante. Para a construção dos dados opta-se pela elaboração do planejamento das aulas de Ciências com a professora da instituição. Mediante a construção dos planos de aula concluiu-se que as intencionalidades educativas expressas no planejamento das aulas bem como no seu desenvolvimento possibilitam os caminhos para condução do aprendizado, logo, deve-se resgatar no planejamento pedagógico das aulas o compromisso com as novas maneiras de apreender e fazer Ciências, ampliando as vivências cidadãs, as quais são pouco empregadas no contexto da instituição escolar.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.