ESCOLARIDADE E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS DOS ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE EM GOIÁS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.71982

Resumo

O presente artigo integra uma investigação documental em prontuários de adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em Goiás, no ano de 2019. Tem por objetivo explorar dados sobre escolaridade e experiências profissionais dos adolescentes, bem como de seus genitores. As informações presentes nos prontuários indicam trajetórias de descontinuidade e distorção idade-série, com boa parte dos adolescentes fora da escola em momento anterior ao ingresso na unidade socioeducativa. Suas experiências profissionais são marcadas por majoritária inserção no mercado informal de trabalho. Ainda que garantida pela legislação, a universalização da educação básica e o direito à capacitação profissional são aspectos fragilizados na trajetória dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação e de suas famílias.

PALAVRAS-CHAVE: Escolaridade. Adolescente Institucionalizado. Mercado de Trabalho. Socioeducação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Percílio Santos, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, larapercilio@ufg.br

Mestra em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (2019). Psicóloga Clínica e da Saúde no Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão do Adolescente da Universidade Federal de Goiás (CEPEA/FE/UFG). Tem experiência em psicologia com atuação em políticas públicas de saúde e socioeducação. Temas de interesse: práticas parentais, processos de mudança em psicoterapia com adolescentes, socioeducação, gênero, políticas públicas, saúde mental e atenção psicossocial, promoção e prevenção em saúde mental.

Isabela de Oliveira Rosa, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, isabela.oliveirarosa@ufg.br

Doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal de Goiás. Psicóloga Clínica e da Saúde no Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão de Adolescentes da Universidade Federal de Goiás (CEPEA/FE/UFG). Tem experiência em clínica psicanalítica. Temas de interesse: interculturalidade, etnopsicanálise, etnopsicologia, juventude e subjetividades.

Altair José dos Santos, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, altairjsantos@ufg.br

Doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (2014). Professor na Universidade Federal de Goiás. Tem experiência em clínica psicanalítica, com ênfase em subjetividade e cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: subjetividade, psicanálise, identificação, adolescência e clínica psicanalítica.

Geisa Nunes de Souza Mozzer, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, geisa_nunes_mozzer@ufg.br

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (2008). Professora associada da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Formação de Professores, com ênfase em Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: criatividade, educação infantil, educação popular, psicologia histórico-cultural, subjetividade, crianças, adolescentes, literatura infantil e desenvolvimento. 

Downloads

Publicado

2023-01-03

Como Citar

SANTOS, L. P.; ROSA, I. de O.; SANTOS, A. J. dos; MOZZER, G. N. de S. ESCOLARIDADE E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS DOS ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE EM GOIÁS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 1201–1217, 2023. DOI: 10.5216/ia.v47i3.71982. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/71982. Acesso em: 27 abr. 2024.