ESCOLARIDADE E EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS DOS ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE EM GOIÁS
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.71982Résumé
O presente artigo integra uma investigação documental em prontuários de adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em Goiás, no ano de 2019. Tem por objetivo explorar dados sobre escolaridade e experiências profissionais dos adolescentes, bem como de seus genitores. As informações presentes nos prontuários indicam trajetórias de descontinuidade e distorção idade-série, com boa parte dos adolescentes fora da escola em momento anterior ao ingresso na unidade socioeducativa. Suas experiências profissionais são marcadas por majoritária inserção no mercado informal de trabalho. Ainda que garantida pela legislação, a universalização da educação básica e o direito à capacitação profissional são aspectos fragilizados na trajetória dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação e de suas famílias.
PALAVRAS-CHAVE: Escolaridade. Adolescente Institucionalizado. Mercado de Trabalho. Socioeducação.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.