A ALTERNÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO: UM CAMINHO EM CONSTRUÇÃO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.72128

Résumé

O presente trabalho busca compreender como o curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da natureza - Universidade Federal de Goiás – Câmpus Goiás (LEdoC/UFG-Câmpus Goiás) organiza a Alternância de modo a aproximar-se do projeto de Educação do Campo. Fundamentamos as reflexões no campo teórico da Educação do Campo e da Alternância e adotamos a abordagem qualitativa, por meio de procedimentos metodológicos como a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e a pesquisa participante. A análise nos permitiu inferir que a construção da Alternância no curso é dialética, pois ora busca alternativas para romper com uma formação de professores tradicional, ora apresenta limitações em aproximar-se do movimento de Educação do Campo.

PALAVRAS-CHAVE: Educação do Campo. Formação de Professores de Ciências. Alternância.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Elisandra Carneiro de Freitas Cardoso, Universidade Federal de Goiás (UFG), Cidade de Goiás, Goiás, Brasil, elisandra_carneiro@ufg.br

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2020), mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2011) e graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2008). Foi professora da Educação Básica (2011 a 2013) e no Ensino Superior na Universidade Estadual de Goiás no curso de Ciências Biológicas e na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (2012 e 2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores. Vinculada à "Rede de Pesquisadores sobre professores no Centro-Oeste" (Redecentro) e ao grupo de pesquisa "Educação no Cerrado e Cidadania". Professora do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Goiás - Campus Goiás.

Marilda Shuvartz, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, marildas27@gmail.com

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), Mestrado em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (1995) e Doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (2006). Docente aposentada do Instituto de Ciências Biológicas onde também coordenou o Núcleo de Educação em Ciências e Meio Ambiente-NECIMA. Foi Coordenadora de estágios da UFG (2006- 2013). Atualmente é Professora do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática, (UFG) onde tua na área de Educação em Ciências e Meio Ambiente principalmente nas linhas educação ambiental, ensino de biologia e ciências e formação de professores. Membro da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBIO).

Téléchargements

Publié-e

2023-01-03

Comment citer

CARDOSO, E. C. de F.; SHUVARTZ, M. A ALTERNÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO: UM CAMINHO EM CONSTRUÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 1169–1185, 2023. DOI: 10.5216/ia.v47i3.72128. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/72128. Acesso em: 21 nov. 2024.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s