A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE, ENQUANTO DIREITO UNIVERSAL, A PARTIR DE UM ENCONTRO ENTRE PAULO FREIRE, ZYGMUNT BAUMAN E JOSÉ MORAN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.75885

Palavras-chave:

Educação Brasileira; Modernidade Líquida; Tecnologia; Direito Universal.

Resumo

A educação é um direito universal e, como tal, carece ser respeitado, acompanhado e, comumente, avaliado enquanto premissa de equidade em acesso e permanência na escola. Isto posto, este artigo tem o objetivo de considerar os postulados de Paulo Freire, de Zygmunt Bauman e de José Moran, visando a equiparar suas possíveis reflexões acerca dos atuais desafios da educação enquanto direito universal. Assim, com base nos princípios qualitativos, elaboramos uma pesquisa bibliográfica, cujas principais informações foram coletadas a partir de obras desses autores. Consideramos o contexto de um espaço-tempo fluido e berço de uma sociedade com inegáveis realidades tecnológicas, que permitem obter informações e oportunidades para o mundo do trabalho e que demandam a reinvenção e humanização da sala de aula para pensarmos na utopia do direito universal à educação de qualidade.

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Biografia do Autor

Erica Rezende Perini, Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil, ericaperini@gmail.com

Doutoranda em Educação (Universidade Católica de Petrópolis) - linha de investigação: Processos Educativos, Cultura, Tecnologias. Mestre em Ciência Tecnologia e Educação (Faculdade Vale do Cricaré). Especialista em Novas Tecnologias Educacionais e em Química. Graduada em Química (Universidade Federal de Juiz de Fora). Atua como Técnica Pedagógica na Gerência de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu/ES).

Fernanda Cardoso de Menezes Bahia, Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil, fcmbahia77@gmail.com

Mestre em Educação (Universidade Católica de Petrópolis). Especialista em Ciências Ambientais (Faculdade Souza Marques) e em Reengenharia e Recursos Humanos (Cândido Mendes). Graduada em Geografia (Faculdades Integradas Simonsen) e Serviço Social (Universidade Castelo Branco). Atua como Professora Regente da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Geografia, Filosofia e Sociologia) do Novo Ensino Médio no Instituto Geremário Dantas e como Professora Regente de Sala de Leitura da Secretaria Municipal do Rio de janeiro.

Ana Carolina Carius, Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil, carol.carius.oliveira@gmail.com

Doutora em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica. Mestre em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora adjunta da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da mesma universidade na linha de pesquisa Processos Educativos, Cultura, Tecnologias.

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Publicado

2024-05-15

Como Citar

PERINI, E. R.; BAHIA, F. C. de M.; CARIUS, A. C. A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE, ENQUANTO DIREITO UNIVERSAL, A PARTIR DE UM ENCONTRO ENTRE PAULO FREIRE, ZYGMUNT BAUMAN E JOSÉ MORAN. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 1, p. 54–70, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i1.75885. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/75885. Acesso em: 31 out. 2024.