LA EDUCACIÓN BRASILEÑA CONTEMPORÁNEA, COMO DERECHO UNIVERSAL, A PARTIR DE UN ENCUENTRO ENTRE PAULO FREIRE, ZYGMUNT BAUMAN Y JOSÉ MORAN
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.75885Palabras clave:
Educación Brasileña; Modernidad Líquida; Tecnología; Derecho Universal.Resumen
La educación es un derecho universal y, como tal, necesita ser respetado, monitoreado y, comúnmente, evaluado como premisa de equidad en el acceso y permanencia en la escuela. Dicho esto, este artículo tiene como objetivo considerar los postulados de Paulo Freire, Zygmunt Bauman y José Moran, con el objetivo de hacer coincidir sus posibles reflexiones sobre los desafíos actuales de la educación, como derecho universal. Así, con base en principios cualitativos, desarrollamos una investigación bibliográfica, cuya principal información fue recolectada de las obras de estos autores de calidad.
Descargas
Citas
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BAUMAN, Zygmunt. Tempos Líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
BAUMAN, Zygmunt; LEONCINI, Thomas. Nascidos em tempos líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2021] Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 12 jun. 2021.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GARCIA, Regina Leite; ESTEBAN, Maria Teresa; SERPA, Andrea. (Org.). Saberes cotidianos em diálogo. Petrópolis: DP et Alii, 2015.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4ª ed. São Paulo, SP: Atlas, 2008.
LEITE, Francisco Tarciso. Metodologia científica: métodos e técnicas de pesquisa. Aparecida-SP: Ideias & Letras, 2008.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.); DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Série Manuais Acadêmicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
MORAN, José. Autonomia e colaboração em um mundo digital. Revista Educatrix, [s. l.] n. 7, 2014. Editora Moderna, p. 52-37. 2014b. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/autonomia.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.
MORAN, José. Mudanças necessárias na educação, hoje. 2014a. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudan%C3%A7as.pdf. Acesso em: 19 jun. 2021.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 02-25.
MORAN, José. Educação Híbrida: Um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.; NETO, A. T.; TREVISANI, F. DE M. (Org.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre, RS: Penso, 2015, p. 27-45.
ONU. Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139423?posInSet=1&queryId=b8fa9953-ff03-4a6b-94aa-aad90ec2657d. Acesso em: 12 jun. 2021.
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A Pesquisa Científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFRGS). Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (SEAD/UFRGS). Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. 1990. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000086291_por. Acesso em: 12 jun. 2021.
VALENTE, José Armando. Mudanças na sociedade, mudanças na Educação: o fazer e o compreender. In: VALENTE, José Armando et al. (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Coleção Informática para a Mudança na Educação. Ministério da Educação. Campinas: Unicamp/NIED, v. 6, 1999, p. 31-44.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.