BUSCANDO E RECONHECENDO DIREITOS: A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA

Autores

  • Fabiana Teixeira Marcelino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Shilton Roque dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Márcio Adriano de Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.46114

Palavras-chave:

Educação, Quilombolas, Movimento Negro, Educação Profissional.

Resumo

Este artigo faz parte da pesquisa em andamento intitulada “A Educação Profissional e a permanência de estudantes quilombolas no IFRN: uma análise para além da Lei nº 12.711/2012”, requisito para o Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional do IFRN. O objetivo é realizar o levantamento da produção acadêmica acerca da educação escolar voltada para os jovens quilombolas no Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa no site do Portal de Periódicos da CAPES com os descritores “educação quilombola” e “estudantes quilombolas” e “educação escolar quilombola”. Resgatamos os conceitos de raça, etnia e quilombo, além de uma breve discussão sobre a história da educação dos negros no país. À guisa de conclusão, destacamos o papel do Movimento Negro na busca da afirmação de direitos na dimensão educacional.

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Biografia do Autor

Fabiana Teixeira Marcelino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte


Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Psicóloga escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Campus Natal-Cidade Alta

Especialista em Promoção da Igualdade Racial nas Escolas pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2016)

Shilton Roque dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Técnico-administrativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Campus Natal-Cidade Alta

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011)

Especialista em Direito Administrativo pelas Faculdades Integradas Jacarepaguá (2012)

Márcio Adriano de Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Especialista em Processos Educacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-Doutor em Sociologia da Educação pela Universidade do Minho/Portugal

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Publicado

2017-12-07

Como Citar

MARCELINO, F. T.; SANTOS, S. R. dos; AZEVEDO, M. A. de. BUSCANDO E RECONHECENDO DIREITOS: A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 2, p. 396–412, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i2.46114. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/46114. Acesso em: 22 dez. 2024.

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